[okfn-br] A caixa d’água como mini-usina hidrelétrica

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Sexta Setembro 26 20:53:09 UTC 2014

Cara, especificamente sobre o Stoa, eu acho muito massa estarem usando o
Noosfero e o Moodle, mas "torna-las prioritárias" eu tenho minhas ressalvas.

Ambas iniciativas foram ações praticamente individuais (ou de grupos muito
pequenos) que aproveitaram brechas na ignorância e no descaso da burocracia
atual.

E, por mais que sejam as "ferramentas oficiais", isso não significa que
suas culturas tenham vindo junto. Todas as disciplinas que cursei que
utilizam o Moodle (seja do Stoa, sejam outros que existem dentro da USP) o
utilizam como uma plataforma *fechada* de auxílio ao ensino,
fundamentalmente para divulgar alguns materiais (apostilas, listas de
exercícios, etc). Ela sequer é utilizada para publicação de notas na maior
parte dos casos.
Já o Noosfero, eu não tive qualquer interação com ele em alguma disciplina
durante minha graduação, e a maioria dos alunos e professores sequer o
conhecem.

Então, chamar de *"prioritário"* eu acho não seria o melhor termo. (As
próprias disciplinas do curso de Eng. de Computação não utilizam o Stoa,
nem moodle nem noosfero).

Mas reforço a questão da cultura, a grande maioria do conteúdo é publicada
de forma proprietária e fechada apenas aos alunos matriculados naquele
semestre. Para estes professores, tanto fazer ser o Moodle ou qualquer
outra plataforma proprietária. E, exceto para o Prof. Ewout e o pessoal do
CCSL, a maioria parece não se importar muito com qual a plataforma
utilizada.

Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol