[okfn-br] GitLab vs GitHub ... dilema das opcoes ideologicas

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Abril 11 14:19:12 UTC 2015

> Usar um GitLab já hospedado me parece uma opção melhor do que hospedarmos nós
> mesmo...
>
> O GitLab Community também permite integração como o GitHub? Bom, é Git, então
> dá para sincronizar de qualquer jeito...
>
> Porque acho que não colocar o repositório no GitHub eu não vou conseguir, já
> que estou vendo a possível participação de gente do OpenSpending que não sei o
> que pensam sobre isso...
> Mas a ideia acho que seria ter uma alternativa livre de contribuição no
> projeto. E dai entraria ou o GitLab.com (não tão livre) ou um GitLab
> [...]

Se for possível termos um próprio servidor com o GitLab, maravilha.
Se não for o caso no momento, +1 para usar o GitLab.com
(que pelo menos oferece uma versão livre do código que utilizam).

Relacionado com esse tema,
algo que sempre acaba sendo discutido é
"por que instalar+configurar GitLab/RedMatrix/... não é trivial?"
Se alguém pedir para instalar o LibreOffice apenas precisamos
dizer para ela executar

    $ sudo apt-get install libreoffice

e selecionar o ícone do LibreOffice no "menu iniciar".
Porque instalar o GitLab/RedMatrix/...
precisa ser bem mais complicado que

1.  Adicione gitlab.seu-dominio.com na regra de DNS que utiliza.
2.  Acesse via SSH seu servidor.
3.  Execute

        $ sudo apt-get install gitlab/redmatrix/...

    e siga as próximas instruções.

Uma das primeiras vezes que vi essa discussão foi com
o http://freedomboxfoundation.org/
e no mês passado em http://mediagoblin.org/news/userops.html.
Para quem tiver interesse, recomendo fortemente dar uma olhada no segundo link.

Raniere