[okfn-br] Preservação (era dados abertos burilados, num PDF!?...)

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Abril 29 16:05:59 UTC 2015

Olá Neide,

> EPUB é um formato de arquivo digital padrão específico unicamente para
> e.books.

EPUB é um zip de arquivos HTML.
Se você deseja preservar HTML é uma boa forma de fazê-lo.

> O PDF-A é o formato adequado para a preservação digital (ações requeridas
> para manter o acesso a materiais digitais além dos limites de falha da
> mídia ou da mudança tecnológica).

Sim, o PDF(-A) é um formato para preservação digital.
Infelizmente ele foi desenvolvido no século passado
quando a preocupação era mais com "a letra X tem que está na coordenada (x_1, x_2)"
do que com "preciso conseguir escrever facilmente um script que conte os parágrafos".
Para dar um exemplo mais concreto,
PDF é o padrão perfeito se eu quero estudar a evolução do layout do Diário Oficial
mas é um formato horrível se eu quero encontrar leis sobre um determinado assunto.

Raniere