[okfn-br] Convite | Palestra "Captação de Recursos via Leis de Incentivo"

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quinta Agosto 13 16:59:22 UTC 2015

Olá.

Hoje fomos ver a apresentação da Lisa Worcman eu, o Antonio Vitor
(conselheiro fiscal) e o Emerson Pedro (coordenador de projetos), e achei
bem interessante. Falei sobre algumas dúvidas minhas sobre incentivos
fiscais
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Incentivos-fiscais-para-doacoes-para-a-Open-Knowledge-Brasil-td5100.html>para
captação de recursos no terceiro setor e algumas medidas já podem ser
tomadar por nós, como submetermos a OKBR para tornar-se uma entidade de
utilidade pública.

Comentei sobre nossa jovem organização e seu propósito, inspirado em
algumas organizações do terceiro setor americano e britânico, de tornar-se
uma organização profissional sem fins lucrativos e todo obstáculo cultural
e burocrático que existe aqui no Brasil. Por exemplo, vide nosso estatuto
que causa confusão em alguns pontos, mesmo feito por profissionais da área
num formato para nos tornarmos uma OSCIP.

Mas é bem pelo que falei no tópico de incentivos fiscais para pessoas
jurídicas e físicas. Segundo a sra. Worcman, foram pagos ~ R$ 2,4 bilhões
pelas empresas para o terceiro setor ano passado. Para as empresas é bom,
pois veem de modo mais direto para onde está indo o dinheiro dos impostos e
aumenta sua visibilidade. E quanto mais transparente e de qualidade for o
trabalho da organização, maior a chance de achar doadores entre as empresas
e até mesmo pessoas físicas.

Depois do debate, a Tina, da OSC Publica, veio falar comigo, pois ela
também começou a se envolver com o terceiro setor após mais de 10 anos
trabalhando no Reino Unido. Chegando aqui, ela teve a mesma impressão que
eu: falta informação e profissionalização, se comparado a outros locais.

Ela recomendou esse Roda de Projetos
<http://rodadeprojetos.com.br/manual.html>, da Lyara Apostolico, para
aprendermos a escrever projetos culturais e sociais e entender melhor o
terceiro setor - tem esse manual
<http://projectswheel.com/course/wp-content/uploads/2015/02/lyara-apostolico-manual.pdf>.

Um cara de uma empresa veio falar comigo para dizer que ele pode também dar
apoio em gestão para nós, pois achou interessante nosso trabalho, então vou
conversar com ele.

Por fim, eu estimulei os organizadores a compartilharem livremente todos
materiais que produzirem e que podemos dar auxílio pro bono nesse sentido,
pois todos presenter pareciam concordar que o que falta é organização e
informação sobre o assunto, então isso pode aumentar o alcance do que
estavam querendo discutir hoje.

Everton
Open Knowledge Brasil