[okfn-br] Estimular os jovens a empreender mais

Danilo Oliveira daniloa.oliveira em gmail.com
Quinta Agosto 13 17:07:12 UTC 2015

Olá a todos,

Queria contribuir com a minha visão sobre o tema como empreendedor que está
tentando criar uma proposta de valor usando dados abertos.

Empreendedorismo e Dados Abertos

Quando o Oda comenta que "empreendedorismo" é a "nova" forma de exploração
e o Andrés comenta que é a panaceia do momento, existe um pouco de verdade.
Assim como todas as outras as áreas, eu sinto que o capital transformou os
termos "espírito empreendedor", "seja seu próprio chefe" e "seja livre" em
um produto e tenta ao máximo criar demandas para vender produtos
relacionados (palestras, livros, workshop, sonhos, ilusão, etc). Contra
esse tipo de abordagem eu sou contra, mas assim como as outras as áreas é
necessário educar o consumidor, assim ele mesmo saberá se valerá a pena ou
não consumir tais produtos. Por outro lado, de fato o empreendedor, quando
é consciente da situação, está preparado e tem liberdade para agir, pode
sim, gerar inovação e melhorias em setores da sociedade e como vivemos.
Acredito que o grande valor do assunto empreendedorismo é fomentar as
perguntas "Porques" da vida.

Por fim, acredito que precisamos ser espertos e aproveitar o sentido bom de
empreendedorismo e a atual onda. Eu particularmente defenderia da OFKN uma
postura mais agressiva de fomentar projetos empreendedores (com ou sem fins
lucrativos) que usam dados abertos. Se esses projetos forem bem sucedidos e
gerarem capital, automaticamente essas novas organizações gerarão mais
pressão para abertura de dados governamentais, afinal serão a sua matéria
prima.

Deixo (mais =] ) algumas outras referências:
Corinto( Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro):
https://www.youtube.com/watch?v=iozobpxpRoI

Abraços,

Danilo

> Cuidado! O link tem "vírus"! (pelo menos aqui no Firefox a página quis
> instalar um plugin evil)
>
> Interessante a sua sugestão, Tom.
> Proponho então o Capital, de Karl Marx:
> http://www.mlwerke.de/me/me23/me23_000.htm
> (versão original em alemão, é claro)
>
> E, Oda, também não aguento mais essa história de empreendedorismo para todo
> lado. É a panaceia do momento.
>

> [2015-08-13 13:11] Oda:

> a nova

> do