[okfn-br] Apresentações na USP leste da Open Knowledge Brasil: quinta, 20, das 10h às 12h

Sábado Agosto 22 07:52:32 UTC 2015

Pessoal,

segue aqui um breve relato das apresentações nesse tópico, apesar que quero
mover um tópico sobre o assunto para nosso fórum no Discuss
<https://discuss.okfn.org/c/local-groups/okbr>. Aqui estão as apresentações
minha
<http://pt.slideshare.net/everton137/meritocracia-dados-abertos-e-universidades-pblicas>
e do Alexandre
<https://pt.wikiversity.org/wiki/Utilizador:Solstag/Sistemas,_informa%C3%A7%C3%A3o_e_a_confiabilidade_do_conhecimento_cient%C3%ADfico-acad%C3%AAmico>
.

Primeiro eu gostaria de agradecer ao Alexandre pela excelente apresentação
e pelos diversos exemplos dado por ele. Naveguem pela apresentação dele que
vão descobrir um monte de coisa nova. Estou certo que a palestra dele vai
trazer mais estudantes para o grupo de trabalho em ciência aberta.

Agora vou relatar minha apresentação em palavras, enquanto o vídeo não sobe
no site da USP. Minha apresentação ficou dividida em 3 partes:

1) Definindo meritocracia
2) O que são dados abertos
3) A importância da universidade pública

Ao definir meritocracia, eu tentei mostrar que existe a boa e a má
meritocracia, enfatizando que estamos a todo instante sujeitos a processos
de avaliação e que devemos fazer o máximo para atingirmos condições de
igualdade num momento em que tivermos que fazer escolhas, já que muitas
vezes os recursos e espaços são limitados. Para uma distinção entre uma boa
e uma má meritocracia, recomendo o artigo do Donal Low, *Good Mericracy,
Bad Meritocracy*
<http://www.ipscommons.sg/good-meritocracy-bad-meritocracy/>, mencionando o
caso de Singapura onde a meritocracia é considerada um princípio de sua
governança.

Sobre a limitação de recursos e espaço, mencionei os processos seletivos
que todos lá estão sujeitos, a prova que filtrou seu ingresso na
universidade (FUVEST), as avaliações dos professores em cada disciplina, os
processos seletivos para ganharem uma bolsa de estudos ou um emprego, um
concurso para um docente em uma universidade ou até mesmo a escolha de um
namorado ou namorada. Mencionei inclusive o quão injusto pode ser um
processo seletivo como a FUVEST (eu só vi a prova uma vez, em 1998, então
não sei bem como está, mas lembro que na época considerei o processo da
Unicamp muito mais adequado para avaliar as qualidades de um estudante
recém formado), dizendo que, se talvez tivéssemos um processo que desse uma
maior igualdade de oportunidade para todos estudantes brasileiros, talvez
muitos deles não estariam lá.

Citei o exemplo de um processo que criamos recentemente para a contratação
de um projeto de nossa organização, que tenho recursos limitados, tempo
limitado e temos que fazer uma única escolha entre dezenas de candidatos
interessados. O mesmo ocorre nos concursos públicos de uma universidade
pública, que talvez muitos lá não sabiam, mas a falta de transparência e
medidas simples para diminuir a desigualdade de oportunidade faz com que
aumente as chances de cartas marcadas e a escolha nem sempre dos melhores.
Por isso quis também enfatizar a importância de avaliações dos docentes, da
mesma forma que eles são e sempre serão constantemente avaliados. E sabemos
que isso pouco ocorre, vide casos em que pesquisadores dessa mesma
universidade cometem plágio ou pouco fazem em relação aos seus acordos
contratuais, desperdiçando assim o dinheiro público proveniente de uma
maioria pobre que pouco acesso tem ao espaço dos campi dessa universidade.

Mencionei inclusive o absurdo que é o fato da Cidade Universitária no
Butantã ter começado a fechar seus portões no começo da década de 90, com o
argumento que os cidadãos estavam sujando esse campus, enquanto temos
constantemente eventos para uma minoria que ocorrem quando há interesses
econômicos envolvidos. Por que não abrirem os museus e auditórios para
atividades científicas e culturais nos finais de semana? A USP é a
contradição em si, se formos pensar na missão da universidade a partir dos
pilares definidos pela nossa constituição: pesquisa, cultura e *extensão*.

E foi nessa parte, a extensão, que quis avaliar também o quão injusto podem
ser alguns processos de avaliação. Aqui tem um vídeo
<http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=546> onde falo um pouco
sobre essa questão, num workshop sobre o futuro da USP quando completara
seus 75 anos em 2008. Alguns questionamentos que fiz foi como estimular
algumas atividades de extensão por parte de alguns docentes, focando no
compartilhamento de seu conhecimento para o público leigo, a maioria que
está fora dos muros do feudo do conhecimento universitário em plena
sociedade da informação. Muito legal ao rever esse vídeo pois nele eu
menciono que pesquisei sobre a história da USP e pouco achei, assunto que
retomei recentemente por aqui
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Historia-livre-das-universidades-brasileiras-td5119.html>,
mas nem lembrava desse esforço há 7 anos atrás.

Por fim, apesar dos poucos estudantes do curso de sistema de informação, as
perguntas foram muito boas. Havia apenas *um docente* e em torno de 25
estudantes. Durante essa *proposta de discussão* sobre meritocracia e a
importância da universidade pública, vale mais um relato. Um dos
organizadores veio me falar que alguns grupos e professores reclamaram do
tema: *meritocracia*. Não me espanta. É natural no atual sistema aqueles
com ojeriza a avaliações não gostarem nem mesmo de discutir o assunto.
Tentei ver com esse estudantes, que está de parabéns pela organização do
evento, quem reclamou, mas ele ficou um pouco constrangido em falar.

Para minha tristeza, um evento tão bacana organizado por esses estudantes
de sistemas de informação, tinha esse número irrisório de pessoas. Número
bem pequeno em relação ao total de alunos do curso, com o número de um
único professor, gostaria de repetir, simbolizando o porquê desse quadro.

Minhas críticas abertas de 12 anos atrás
<https://blogdotom.wordpress.com/2009/10/12/herege-peca-desculpas-ao-seu-professor/>,
quando era um novo estudante de pós-graduação, continuam válidas, é o que
parece. A USP ser um conjunto de escolas, não uma universidade, e essa falta
de uma cultura do debate e confronto de ideias
<https://blogdotom.wordpress.com/2009/05/05/ping-pong-intelectual/> é algo
que, me parece, vai demorar muito tempo para mudar.

Pelo menos foi gratificante as boas perguntas sobre o tema proposto e uma
estudante veio falar que foi a melhor palestra do evento, além de outros
dizerem que entenderam melhor o que quis dizer, apesar do receio sobre o
tema, e pediram um artigo meu sobre o assunto. Mas o vídeo vai ficar
registrado e teremos uma primeira apresentação dentro dessa universidade em
seu sitema de vídeos <http://iptv.usp.br>.

Vou tentar falar com os docentes da Escola USP responsávels pelo curso
"Meritocracia
e Gestão do Desempenho <http://www.usp.br/escolausp/?p=289>", dentro dessa
mesma universidaade. Quem sabe não pode ajudar a estimular uma cultura
meritocrática e processos de avaliação mais justos, diminuindo o número de
parasitas universitários e almejando a *excelência* que todos nós que
financiamos essa universidade esperamos.

Everton