[okfn-br] Edição de vídeos no Linux

Thiago thiago.zoroastro em bol.com.br
Segunda Agosto 31 17:11:42 UTC 2015

Oi Guilherme,

Primeiro deixar claro que, se você não sabe, Linux é somente o kernel,
mas creio que não somente software GNU mas também softwares BSD poderiam
são instaláveis, mas ainda conheço pouco de BSD.

Um amigo meu que mexe com isso gosta muito do Kdenlive. Creio que
Avidemux e Cinelerra também sejam muito bons.

É importante frisar o que disse no primeiro parágrafo porque a maioria
dos softwares que as pessoas usam nos computadores de ensino técnico são
softwares GNU e as pessoas nem sabem o que é GNU nem GPL por conta do
equívoco de chamar o sistema operacional apenas de "Linux".

No Linux usa-se majoritariamente softwares GNU, então usar algum desses
é programas é usar software GNU. Qual o melhor editor de vídeos em GNU
GPL poderia ser o melhor título do tópico, minha franca opinião. Espero
que você encare com naturalidade esta abertura de questão sobre isto.
Linux é bastante incompleto sem os softwares GNU, por isso tão
importante serem chamados assim.

Att.