[okfn-br] Sobre portais municipais de dados abertos

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Quarta Dezembro 2 20:06:47 UTC 2015

Ana,

Só para confirmar: Você esta procurando no sites das prefeituras de cada
capital algo que indique "programa transparencia"? No projeto da Gastos
Abertos eu andei zanzando pela de Salvador por exemplo, e notei que a coisa
é meio obscuro. Por exemplo, no site da prefeitura tem uns links para dados
de orçamento e contratos. No site dos demais orgãos da cidade, alguns tem
um menu transparencia e outros não tem. Por fim achei uma "ferramenta"
online escondida no portal de educação, mesmo sendo parte do portal da
fazenda:

transparencia.sefaz.salvador.ba.gov.br

Que engloba todas as secretarias, gastos e tudo mais.

Eu imagino que o processo para achar qualquer coisa referente a
transparencia por cidade seja algo muito mais braçal se for realmente isso
que esteja atras.

E por sinal, muito bem vindo para nós. Não me recordo de nada mais listando
todos esses portais e o que anda disponível e algo do tipo seria muito bem
vindo para nosso projeto também (já que estamos interessados no orçamento
de outras cidades).

Se você pudesse compartilhar suas conclusões em algum momento sobre a
listagem dos portais aqui na lista seria super legal :-)

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co