[okfn-br] Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Julho 8 14:21:02 UTC 2015

Oi gente, estou sentido que a discussão da governança anda meio parada... E
que a OKBr fica meio "congelada" sem isso....  Que tal retomar?  Falem bem
ou falem mal, mas falemos da governança :-)
Faltam exatamente 20 dias para o tal Encontro de Governança
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Comunicados/Conselho_Deliberativo/2015-07-04-convite>
!

(resp. inline)
Em 22 de junho de 2015 08:22, Andres MRM <andres em inventati.org> escreveu:

> Deliberativo do
>
> Marco, não é o Abdo que tem chamado as reuniões de Conselho Deliberativo
> Ampliado, esse foi o acordo que fizemos em março, no encontro de
> governança.

correto, está documentado.

> O documento é um experimento? Talvez.

Pelo que apurei (não sou neutro mas com boa vontade imagine um *ombudsman*
apurando)
houve  muita confusão sobre a interpretação do que seria "escopo
experimental" e o que não.

Num dado momento esse escopo cresceu demais para um experimento... Ainda
não seria tanto problema,
se as deliberações fosse formais e bem documentadas, justamente para "dar
exemplo"...
Mas um dos problemas (alem dos demais comentados) foi a *informalidade* com
que se buscava tomar decisões mais sérias e de maior impacto sobre a OKBr.

> Mas é também um acordo coletivo. Quem
> tem o direito de desfazer o acordo que fizemos? Um Conselho Deliberativo
> Não
> Ampliado "ressurgido das cinzas"? Sou da opinião de que apenas um novo
> acordo
> coletivo deveria desfazer o anterior.

Quando as coisas saem dos trilhos, retoma-se o rigor (foi uma *crise *e
ainda não terminou o processo de "arrumar a coisa");
no caso a legalidade que emana do Estatuto e das assinaturas de cartório
que o legitimaram...
É a minha leitura muito pessoal dos fatos.

Claro, (agora opinião pessoal) falta o Conselho Deliberativo (CD)  "dar
exemplo" (!),
na minha visão ele deveria pelo menos registrar na Wiki as *atas* de
reuniões ocorridas,
a reunião do CD de 5 de junho foi importantíssima, mas não saberemos quem
participou até que
se registre em
   http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Reuni%C3%B5es/2015-06-05-CD

 reparem que a OKBr já está "com a casa mais em ordem", temos boa parte dos
relatórios oficiais e um Diário Oficial da OKBr <http://wiki.okfn.org/DOO>
completo (e com controle do processo, do rascunho ao "aceito"
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Status>).

> sugiro
> suas
> parecido
>
> Já existem exatamente as "Reuniões de Comunidade". Elas ocorrem nas
> semanas em
> que não há Conselho Deliberativo Ampliado. Semana sim, semana não. Essas
> realmente não são deliberativas.
> Foi outro acordo que fizemos no encontro de março.

Aparentemente foi acatado o novo escopo das reuniões quinzenais,
o seu foco agora são os projetos. Ver
http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Reuni%C3%B5es

> daqueles
> que
> qualidade
> nível.
>
> Nesse ponto te dou razão. E deixei claro na reunião que essa não é uma
> crítica
> apenas sua. Outras pessoas já levantaram esse ponto e é algo que realmente
> precisamos trabalhar. Como eu não sei bem... Talvez com punições, talvez
> com
> tod em s dando as mãos e fazendo uma ciranda antes de cada reunião, sei lá...

*+1*.
(voto em regras-mínimas e previsão de punições)