[okfn-br] [Escola de Dados] Bolsas em São Paulo para um governo aberto

Quinta Julho 16 15:55:10 UTC 2015

Reinaldo, as dicas do Alexandre são ótimas. Um primeiro coselho que dou
antes de um breve relato é: tenha paciência. Essas mudanças levam tempo e
exige um grande grau de persuasão individual ou coletivo.

Numa casca de nozes, vou contar como foi um pouco a história dos dados
abertos aqui na cidade de São Paulo. No começo de 2011, um vereador que eu
acompanhava o trabalho por ter votado e por causa do projeto Adote um
Vereador, me convidou para fazer um trabalho  de consultoria em comunicação
e Internet. Eu aceitei com a condição de criarmos algo voltado à
transparência com participação de grupos engajados na aprovação da Lei de
Acesso à Informação (LAI) - esta foi sancionada só em novembro desse mesmo
ano.

Nós começamos um PL sobre acesso e informação e dados abertos, com
discussões entre membros da comunidade transparência hackers no começo e em
um workshop que ajudei a organizar no segundo semestre de 2011.

Esse PL ficou tramitando até ser aprovado só no final do ano passado pelo
prefeito Haddad. Mesmo assim, tanto o executivo, legislativo e tribunal de
contas municipal estão atrasados em relação ao que foi aprovado por lei.

Fomos ano passado lá na câmara municipal lembrar nossos representates sobre
isso, veja o relato que escrevi aqui

http://br.okfn.org/2014/12/10/uma-tribuna-popular-pela-regulamentacao-de-uma-politica-de-dados-abertos-em-sao-paulo/

Me parece que não surtiu muito efeito. Não tive tempo de voltar para essa
questão, mas teremos que voltar lá para falar com nosso representantes.

E aqui um relato curto sobre como conseguimos acampar na Câmara Municipal
de São Paulo

http://br.okfn.org/2012/03/13/participacao-da-sociedade-civil-na-abertura-de-dados-na-cidade-de-sao-paulo/

Em suma, tem que bater na porta e persuadir com questões relevantes e
alinhados a nossa visão. Esse é nosso trabalho.