[okfn-br] Educação aberta/coorporativa - Video aula - Sistema mínimo

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Segunda Julho 27 11:52:27 UTC 2015

Leandro,

Seria para postar no Youtube?  Mesmo quando o vídeo é usado como recurso
complementar, vai encontrar centenas de exemplos de cursos... E existem
iniciativas com diferentes graus de qualidade técnica, algumas de sucesso
usando apenas o *hangouts* (aqui um exemplo de tutorial para uso do hangouts
<http://blogs.techsmith.com/tips-how-tos/skype-google-hangout-video-calls/>)...
Ou seja, a princípio, para lançar e testar a iniciativa, não precisa de
nenhum equipamento especial.

Pessoalmente, acredito que o ânimo dos instrutores e sua empatia com os
alunos, superam a falta de recursos técnicos... Veja esse exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=Lriq1EaMyZA
Cursos de treinamento técnico não precisam seguir o modelo dos "blocos de 3
minutos", mas com ânimo e interatividade (chat, pausas para discussão,
etc.) podem se sustentar por 30 ou mais minutos.

PS: a Escola de Dados é parte da OKFN, http://escoladedados.org/
onde são desenvolvidos cursos, alguns fazendo uso de video *online*, além
de materiais e workshop's presenciais. Se o seu tema é Dados Abertos, vale
a pena conhecer a metodologia pedagógica deles.