[okfn-br] Digest okfn-Brasil - Governança e representatividade

Neide De Sordi nsordi em gmail.com
Terça Junho 2 06:02:57 UTC 2015

Pessoal,
Sou nova nesta organização e, como todos, estou acompanhando as discussões da lista, embora não esteja entendendo muito porque não tenho nenhuma informação adicional e as discussões se referem a fatos que não são do conhecimento dos associados.
Tenho experiência em organizações semelhantes e sai do Conselho Deliberativo de uma delas por falta de transparência.
Como não tenho conhecimento profundo do que está se passando, fica difícil opinar. Sou favorável ao questionário proposto pela Gisele, mas opinaríamos sobre questões em tese, enquanto os problemas são específicos.
Posso sugerir apenas que considerem os papéis formais: o conselho deliberativo, como o próprio nome indica, delibera. A diretoria executiva executa as deliberações do CD. Esses papéis não podem ser apenas para obter autorização para funcionamento. Eles  organizam o funcionamento da Oscip. A assembleia extraordinária deve ser a última possibilidade. Mas só teremos bagunça se não observarmos o que a lei determina. Eu particularmente não participaria de uma assembleia em SP porque moro em Brasília. Outras pessoas devem estar na mesma situação.
Cordialmente,
Neide De Sordi
Enviado do meu celular