[okfn-br] Reunião da comunidade hoje! 2015-06-02

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quarta Junho 3 16:44:10 UTC 2015

Salve Luis, Paula,

Ontem o encontro foi NMO bastante produtivo.

Elaboramos uma ata, apesar de ser um encontro da comunidade e isso não ser
necessário. Acho que ficou com o Peter ou o Oda e em breve postamos o link
aqui.

Estivemos presentes em nove: eu, Danilo, Tom, Andres, Jonaya, Gisele,
Peter, Oda, Ariel.

Lembro que encontros da comunidade são espaços para bate-papo, ideias,
diálogo, entendimentos e não de deliberação, diferente da reunião de
projetos, na qual se reúne o conselho ampliado.

Meu relato curto do que se passou é que os presentes chegaram pacífica e
amistosa apesar de por vezes exaltadamente ;-) ao entendimento comum de que:

1. os acordos sobre a governança resultantes dos encontros de governança
ocorridos em março são legítimos. Inclusive quanto ao processo de
deliberação, que já vinha sendo conduzido de forma semelhante, dentro do
espirito da fundação da OKBR.

2. a divergência ocorrida entre o Conselho Deliberativo Ampliado e a
Diretoria Executiva quanto à proposta de planejamento e orçamento para o
ano configura-se processualmente como um veto do Diretor Executivo a uma
deliberação do conselho (mais precisamente uma deliberação de todos os
presentes na reunião de governança). Isso é inteiramente regular, previsto
tanto no documento de governança de março como no estatuto, e tem um
encaminhamento natural.

3. o encaminhamento é o Diretor Executivo apresentar uma contraproposta
desse planejamento para ser discutida/aprimorada com o Conselho
Deliberativo Ampliado. Pode acontecer da divergência ser insolúvel, mas
isso ainda está para se ver.

4. vamos andar com outros encaminhamentos mais práticos que se refletem em
duas solicitações já enviadas à lista, primeiro sobre os documentos que a
Diretoria deve produzir para apresentar ordinariamente à assembleia geral
ordinária que precisa ocorrer algum dia para estarmos em ordem (rs),
segundo sobre a inclusão de novos interessados como associados da OKBR! :D

É isso aí, em breve será encaminhada a ata aqui na lista e linkada na wiki.

Abraço e gratidão pelo interesse e colaboração,

ale
.~'