[okfn-br] Fim do texto em duas colunas nas publicações científicas! e uma nova cultua despontando

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Domingo Junho 7 17:41:28 UTC 2015

Peter, não é a primeira vez que vejo você discorrendo sobre o assunto
sem muitas referências concretas ao que está falando.

> O que mudou agora em 2015??

Do que está falando exatamente em relação a PLOS? Da notícia do blog
deles:

http://blogs.plos.org/plos/2015/01/streamlined-formatting-plos-article/

De onde está tirando toda essa sua teoria por trás da mudança do
template LaTeX na PLOS?

>  Isso vai levar um tempo, mas o PDF de uma coluna não só é
> mais barato de produzir, como também mais barato (custo de raspagem
> de dados) de comparar e demonstrar que está contido no XML.

De que custo está falando? Os artigos submetidos para a PLOS possuem
um template LaTeX bem definido. Se o template vai utilizar duas ou
uma coluna isso é indiferente na escrita do artigo. Aliás, um dos
emails seus relacionados a essa discussão você comentou da
impossibilidade
do uso do LaTeX para publicações profissionais. Desculpe, mas isso é
simplesmente um profundo equívoco. Não só existe milhares de livros
publicados usando TeX/LaTeX, como não apenas a PLOS aceita as submissões
neste formato, mas Nature, Science, Evolution, PNAS, F1000 etc são
algumas
das revistas que aceitam (algumas delas sendo uma necessidade) as
submissões dos artigos utilizando-os. Dê uma olhada por exemplo aqui:

https://www.overleaf.com/gallery/tagged/academic-journal

Nada contra a discussão do tema, mas apontar a mudança de um
template da PLOS como algo relacionado a XML-Publishing me parece uma
conexão um tanto quanto espúria.

Edgar