[okfn-br] [Gastos Abertos] Interações com o Cuidando 2.0

Andres MRM andres em inventati.org
Terça Junho 16 13:29:43 UTC 2015

Desculpa a demora, mas respondendo às perguntas:

> 1- Dados: quais serão os dados necessários, como podemos trata-los de forma que
> possam atender as duas estruturas e outras questões talvez mais técnicas de
> requisições para que a base de dados possa já contemplar as necessidades do
> Cuidando 2.0
>
> 2- API e requisitos tecnológicos: quais os requisitos? linguagem?
> especificações?

Os dados são os que estão aqui:
http://orcamento.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.html

Para o Cuidando, como em um primeiro momento pareceu que ele se desenvolveria
de forma independente do Gastos Abertos, comecei a experimentar o Python Eve
com MongoDB. O que caminhou bem, facilitando vários aspectos do
desenvolvimento.

Porém, agora que decidimos aproximar os projetos, teríamos que ver como
resolver essas diferenças tecnológicas, já que o GA está usando SQL, e a API
não é via PythonEveSQL.

O Cuidando depende de dados geolocalizados, logo o BD tem que suportar algumas
funcionalidades nesse sentido. O MongoDB suporta poucas, mas aparentemente o
bastante para o que vamos precisar no Cuidando, e é fácil de usar. O
PostgreSQL (que o GA está usando) suporta geoprocessamento via PostGIS, que
aparentemente é muito poderoso, mas complexo de se usar.

Vejo algumas opções a frente:

1. Abandonar o código feito no Cuidando relativo ao BD (que não é muito),
   abrindo mão do PythonEve e MongoDB, e adotar PostgreSQL+PostGIS criando a
   API como fazemos no GA. Essa opção não exige reescrita de nada do GA, mas
   provavelmente deixará o desenvolvimento do Cuidando mais custoso.
2. Passar a usar PythonEve e MongoDB no GA também. Reescrita de boa parte do
   código do GA (que é significativo).
3. Manter BDs distintos nos dois projetos. Ninguém reescreve nada, Cuidando
   continua indo mais rápido, mas não é possível fazer o cruzamento entre os
   dados.
4. Manter os dados de execução em dois BDs, um para o Cuidando (MongoDB) e
   outro para o GA (SQL), possibilitando que o GA fizesse relações usando os
   dados de execução também. Tendo em vista que o código de extração e
   geolocalização dos dados usados pelos dois projetos poderia ser o mesmo, só
   mudaria o código de inserção no BD, o que não é muito.

A opção 1 me preocupa, pois o prazo e orçamento do Cuidando são apertados.
A 2 acho que não faz muito sentido. Então, por enquanto estou mais ou menos na
3 e, quando o necessário, poderíamos ir para a 4.

> Em resumo, para planejarmos é necessário ter claro o que já está definido no
> projeto e desenvolvimento do Cuidando 2.0 e o que vamos definir em conjunto.
>
> [obs: procurei algumas informações, mas o que eu encontrei foi esse pad https:/
> /pad.okfn.org/p/cuidando2 que é uma discussão menos "técnica" do
> desenvolvimento e no github, parece que o moterial é da versão anterior, se
> houver algum outro documento, por favor, nos avisem]

Precisamos marcar uma reunião para definir completamente o escopo do Cuidando,
tinha ficado um "indicativo" para essa semana, mas não sei se ainda dá tempo
para vocês...

Abs!

Quoting Paula Oda (2015-06-11 01:35:35)