[okfn-br] Associe-se à OKBR =D

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sexta Junho 19 21:43:44 UTC 2015


Oi gente, só para tentar conciliar através da interpretação que eu faço do
Estatuto vigente,

* *Associado Colaborador*: essa pessoa *não vota*, logo não cai na
preocupação expressa pela Heloísa e pelo Marco.

* *Associado Efetivo*: pessoa que vota, logo procedem as preocupações. Meu
texto anterior aqui no *thread*, todavia, tinha a sugestão de que se
"efetivassem" essas pessoas (já Associadas Colaboradoras formais) apenas
depois da tal da "reunião com apoio da Integrah". Claro, é suposto que
depois da reunião "tudo será luz" ;-)


Outra coisa que faltou lembrar, é que já houve uma discussão sobre
"congelar" ou "não congelar" a OKBr até superação da crise... Foi
aparentemente consenso de que estamos com barco andando, não vai ser
congelada.


- - - -
PS: muito didática e relevante a colocação do Marco. Todos os que pensam em
se tornar Associados Efetivos deveriam ler com atenção, avaliando se também
não se sentem desconfortáveis... Pessoalmente sou da posição (agora depois
de toda essa discussão)  de que na *terça 23/6 *deveríamos nos restringir à
formalização dos *Associados Colaboradores, *deixa os Efetivos para uma
terça depois da "reunião Integrah".



Em 19 de junho de 2015 18:09, Marco Túlio Pires <mtrpires em outlook.com>
escreveu:

> Abdo,
>
> Vou dar meus dois centavos, apesar de você ter se endereçado à Heloisa.
>
> Estamos no meio de um processo de reformulação/consolidação do sistema de
> governança da OKBR, com iniciativas que vão desde uma maior transparência
> financeira (vide a contratação de uma assessoria contábil para produzir os
> relatórios e acompanhamento dos gastos) até a forma como nos organizamos e
> gastamos nossos recursos, financeiros e humanos. Não podemos esquecer a
> dedicação de muitos, inclusive a sua, para organizar encontros semanais e
> discutir as movimentações da comunidade e dos projetos.
>
> Houve um encontro em fevereiro em que uma série de propostas foram feitas
> e colocadas em prática e agora teremos um outro momento para avaliar se
> essas propostas estão contribuindo de forma saudável para o crescimento e a
> organização da OKBR. Tem também o fato de que não discutimos em fevereiro
> tudo que havíamos listado para ser discutido. Ou seja, o nosso esforço para
> reestruturar a organização ainda está incompleto e em andamento. Apesar de
> enxergar que a OKBR, assim como qualquer outra organização, está em
> constante transformação, isso não quer dizer que estaremos em constante
> reestruturação.
>
> Ao meu ver, algumas características do modelo proposto durante o encontro
> de fevereiro, que inclui uma lógica alternativa de organização e a
> consideração do estatuto apenas como uma mera formalidade, possui uma série
> de falhas que eu não gostaria que fossem incluídas no DNA da OKBR. Contudo,
> reconheço que ainda estamos experimentando as propostas que foram feitas e
> que haverá o momento adequado para que todos possam fazer suas críticas
> construtivas ao que não está funcionando na visão de cada um, e os
> elogios/reforços ao que está funcionando.
>
> Talvez, pra mim, essa seja a principal questão que me deixa desconfortável
> em me tornar um sócio. Eu me tornaria através de um processo que nasce numa
> lógica que não enxergo ser a melhor para organizar a OKBR. E como temos um
> encontro agendado e planejado para apreciar essas questões, não me parece
> urgente eu me tornar um sócio, visto que haverá o momento para isso
> acontecer de uma forma menos experimental e mais alinhada com o que está
> previsto no estatuto.
>
> Acho que os membros mais ativos podem e devem participar das discussões
> sobre a reestruturação da OKBR, independentemente do seu status de sócio.
> Não me parece uma questão urgente, apesar de ser muito sensível, pois mexe
> no quadro formal da organização. Precisamos ter sabedoria e paciência para
> não misturar as coisas.
>
> Abraços,
> MT
>
>
>
>
> 2015-06-19 17:43 GMT-03:00 Alexandre Hannud Abdo <abdo em member.fsf.org>:
>
>> Ni! Legal Heloisa,
>>
>> Seria bom você desenvolver melhor seus pontos, pois na minha leitura
>> talvez pareça misteriosa para alguns.
>>
>> Eu pessoalmente penso que quando colaboradores chegam num grupo, se
>> sentem contemplados nas ideias, vêem espaços para colaborar, e começam a
>> efetivamente fazê-lo a ponto de quererem ser formalmente incluídos, esse
>> grupo está em boas condições para recebê-los.
>>
>> E também avalio que formalizar nesse contexto colaboradores já
>> reconhecidos e até consagrados vem justmente fortalecer a base para
>> resolvermos quaisquer desafios que se nos apresentem.
>>
>> Abs,
>> ale
>>
>>
>> 2015-06-19 14:19 GMT-03:00 Heloisa Pait <heloisa em okfn.org.br>:
>>
>>> Concordo com o Marco Túlio.
>>> Para recebermos formalmente os novos colaboradores, é preciso que
>>> estejamos em condições de receber formalmente esses novos colaboradores.
>>> O problema não são os colaboradores, de modo algum! Fico contente aliás
>>> que essa posição venha do Marco Túlio, uma pessoa tão importante para nós,
>>> tão presente.
>>> O problema somos nós!
>>>
>>> 2015-06-17 17:44 GMT-03:00 Marco Túlio Pires <mtrpires em outlook.com>:
>>>
>>>> Peter,
>>>>
>>>> Eu não vejo qual seria a importância, agora, em "formalizar" quem já
>>>> contribui há muito tempo, em meio às discussões que estão ocorrendo.
>>>> Reitero que concordo que o momento não é o de se fazer isso. Haverá o
>>>> momento, mas não creio que seja agora. Eu vou continuar contribuindo,
>>>> independentemente disso.
>>>>
>>>> Como disse, há questões mais importantes a serem tratadas e espero que
>>>> todas possam ser endereçadas com muita tranquilidade durante o encontro que
>>>> vai ser facilitado pela Integrah.
>>>>
>>>> Seguimos,
>>>> MT
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> 2015-06-17 16:38 GMT-03:00 Peter Krauss <ppkrauss em gmail.com>:
>>>>
>>>>> Oi Abdo, detalhe importante o que notou (!)...
>>>>>
>>>>> OKBr's legalizados e ilegais,
>>>>>
>>>>> Nunca é demais informar quem não está acompanhando os detalhes
>>>>> burocráticos,
>>>>>
>>>>> * *Reunião do Conselho Deliberativo*: é nesta instância que os
>>>>> "candidatos" se tornariam "associados" (efetivos ou colaboradores).. Não
>>>>> precisa ser assembleia para legalizar os associados.
>>>>>
>>>>> Simples assim, mas sem forem muitos novos associados, o Conselho seria
>>>>> um pouco mais rigoroso quanto aos "*associados efetivos*".  Apenas
>>>>> que isso... Por que?  Comecemos pelo artigo 11° do Estatuto,
>>>>>
>>>>>     "São direitos dos Associados Efetivos (...) Votar e ser votado nas
>>>>> Assembleias Gerais".
>>>>>
>>>>> e revisemos a noção de "Assembleia Geral de 2015",
>>>>>
>>>>> * *Assembleia*: é só um evento de referência na discussão... Será uma
>>>>> assembleia importante agora em meados de 2015, muitas decisões a serem
>>>>> deliberadas... Sendo objetivo: se é suposta polarização, a inclusão de
>>>>> novos associados com preferência por um polo ou outro, nesse momento de
>>>>> crise, pode caracterizar "manobra para desbalanço de poderes". O tal do
>>>>> "filtro" (o Conselho ser mais rigoroso por hora na inclusão de associados
>>>>> efetivos) evitaria esse tipo de comentário.
>>>>> ... É só isso, nada grave ou ilegal em se formalizar associados: é
>>>>> talvez mais grave deixar de legalizar o voto dos associados que participam
>>>>> efetivamente há mais de ano na base do "faz de conta".
>>>>>
>>>>>
>>>>> PS: quanto a votar e deliberar, outro problema é a informalidade do
>>>>> próprio voto na OKBr. É preciso registrar por escrito os votos, o
>>>>> *quorum* e abstenções, em toda e qualquer deliberação
>>>>> <http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-VOTO-E-CONSENSO-NA-OKBR-tc4605.html>
>>>>> .
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Em 17 de junho de 2015 15:56, Alexandre Hannud Abdo <
>>>>> abdo em member.fsf.org> escreveu:
>>>>>
>>>>>> Ni!
>>>>>>
>>>>>> Peter disse: "...Neste "filtro" eu fico de fora da próxima
>>>>>> assembleia..."
>>>>>>
>>>>>> Cecilia (seguindo o Peter) disse: "...Creio que coordenando-se tudo,
>>>>>> pode-se formalizar os "antigos" e os "novatos" numa única assembleia..."
>>>>>>
>>>>>> Parece-me que vocês queriam dizer "reunião" e não "assembleia".
>>>>>>
>>>>>> Abs!
>>>>>>
>>>>>> .~´
>>>>>>
>>>>>> 2015-06-17 15:39 GMT-03:00 Cecilia Tanaka <cecilia.tanaka em gmail.com>:
>>>>>>
>>>>>>> Desculpe pela última mensagem defensiva, Peter, mas "oba-oba" me
>>>>>>> pareceu pejorativo, como se referindo a uma "festchenha" ou a bagunça.
>>>>>>>
>>>>>>> Não é o caso.  Todos os que se manifestaram querem colaborar e estão
>>>>>>> animados com a formalização como associados e a possibilidade de se engajar
>>>>>>> na entidade.  :)
>>>>>>>
>>>>>>> Creio que coordenando-se tudo, pode-se formalizar os "antigos" e os
>>>>>>> "novatos" numa única assembleia, embora haja necessidade talvez de algum
>>>>>>> critério formal, se a distinção entre os associados for mesmo necessária
>>>>>>> neste primeiro momento...  :-/
>>>>>>>
>>>>>>> Como não me engajei em nenhum projeto, acho justo ser considerada
>>>>>>> "novata" do mesmo modo que acho justo quem já se envolveu em algum trabalho
>>>>>>> da OKBr - como você, por exemplo -  ser reconhecido e oficializado como
>>>>>>> "sócio efetivo".  Não sei se este é um bom critério, mas a participação
>>>>>>> efetiva na OKBr deveria influenciar no resultado final.
>>>>>>>
>>>>>>> Beijos, desculpe pela resposta atravessada anterior!  :*
>>>>>>>
>>>>>>> Ceci
>>>>>>>
>>>>>>> On Jun 17, 2015 3:11 PM, "Peter Krauss" <ppkrauss em gmail.com> wrote:
>>>>>>> >
>>>>>>> > Cecilia,
>>>>>>> >
>>>>>>> > Desculpe, e obrigado pela correção! Concordo e me permita
>>>>>>> retificar.
>>>>>>> > O termo "oba-oba" foi inadequado, mas foi usado (fora dessa lista)
>>>>>>> por alguns para referir a delicadeza de, num momento de crise, se associar
>>>>>>> mais gente na véspera de uma assembleia... Deixemos isso para outros
>>>>>>> discutirem, o meu ponto não foi esse.
>>>>>>> >
>>>>>>> > Já o termo "novato" foi usado com essa intensão informal... Eu
>>>>>>> mesmo me considero "novato" nos termos do e-mail anterior.
>>>>>>> >
>>>>>>> > Sendo menos informal... Não sei como, veja se melhora.
>>>>>>> > Talvez possamos chamar simplesmente de "associado candidato" as
>>>>>>> pessoas como eu,
>>>>>>> > e "associado de fato (mas não de jure)"  as pessoas como você ou o
>>>>>>> Marco...
>>>>>>> >
>>>>>>> > Caberia então explicitar melhor e fazer uma proposta mais
>>>>>>> detalhada:
>>>>>>> >
>>>>>>> > 1. todos estariam convidados a se formalizar como associados,
>>>>>>> principalmente como "associado colaborador", que é mais simples pelo
>>>>>>> Estatuto.
>>>>>>> >
>>>>>>> > 2. o convite para se tornar "associado efetivo", neste momento de
>>>>>>> crise (vide ex. colocação do Marco), precisa de algum critério... Uma
>>>>>>> sugestão simples de critério:   ter participação registrada em ata ou no
>>>>>>> blog, ha mais de 1 ano. (QUE ACHAM?)
>>>>>>> >
>>>>>>> > Neste "filtro" eu fico de fora da próxima assembleia, mas acredito
>>>>>>> que você, como outros que comentei, poderiam ser devidamente legalizados
>>>>>>> antes da assembleia.
>>>>>>>
>>>>>>> _______________________________________________
>>>>>>> okfn-br mailing list
>>>>>>> okfn-br em lists.okfn.org
>>>>>>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>>>>>>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>>>>>>
>>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> _______________________________________________
>>>>>> okfn-br mailing list
>>>>>> okfn-br em lists.okfn.org
>>>>>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>>>>>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>
>>>>> _______________________________________________
>>>>> okfn-br mailing list
>>>>> okfn-br em lists.okfn.org
>>>>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>>>>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>>>>
>>>>>
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> okfn-br mailing list
>>>> okfn-br em lists.okfn.org
>>>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>>>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>>>
>>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> okfn-br mailing list
>>> okfn-br em lists.okfn.org
>>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>>
>>>
>>
>> _______________________________________________
>> okfn-br mailing list
>> okfn-br em lists.okfn.org
>> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
>> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>>
>>
>
> _______________________________________________
> okfn-br mailing list
> okfn-br em lists.okfn.org
> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
>
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/attachments/20150619/d6eb7b58/attachment-0005.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br