[okfn-br] Lista fechada

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sexta Março 20 18:46:25 UTC 2015

Ola Andres,

Eu defendo que existam apenas listas abertas,
infelizmente existem dois tipos de problemas com listas abertas
que vou comentar.

1.  Quantidade de informacao

Basicamente temos uma unica lista aberta que recebe todo tipo de email
desde anuncio de eventos ate discussao sobre projetos.
Essa caracteristica eh inconveniente para muitas pessoas
pois elas acabam recebendo muitos emails.

A primeira solucao seria criar varias listas.
Infelizmente isso nao resolve o problema porque todos precisariam
pagar o preco de se inscrever em varias listas e policiar-se para qual
lista deve mandar um dado email.

A melhor solucao ate o momento eh utilizar http://www.discourse.org/.
Para quem nao conhece eh uma especie de forum cujo codigo eh livre
que possui integracao com email para aqueles que preferem
utilizar esse meio.

Minha sugestao eh

-   migrar a(s) listas para http://discuss.okfn.org/
    se a OKF Central aceitar ou
-   pagar um sysadmin para configurar uma instancia
    do Discourse para nos, lembrando que ja faz um tempo que foi sugerido
    contratarmos um sysadmin, ou
-   contratar o Discourse, ver https://payments.discourse.org/buy/.

2.  Circulacao de informacoes privilegiadas

Como a OKBr eh uma plataforma de projetos,
algumas informacoes acabam precisando circular entre poucas pessoas
durante um periodo.

Para dar um exemplo,
ano passado fizemos um projeto com a FGV,
ver http://br.okfn.org/2014/12/01/brasil-ganha-ferramenta-de-visualizacao-de-orcamento-construida-com-a-open-knowledge/.
Se discutirmos publicamente precos com a FGV
alguem pode utilizar essa informacao privilegiada
e contactar a FGV oferecendo um servico similar por um preco menor
(digamos que tirando o overhead de 10% da OKBr).

Em um outro grupo que participo, tivemos uma discussao na lista publica
que precisamos mover para a lista privada porque o "diretor executivo"
precisava tomar uma posicao em nome da organizacao que ele representa
e seria impossivel na lista publica. Que quiser ler a discussao a que me refiro
ela se inicia em http://lists.software-carpentry.org/pipermail/discuss_lists.software-carpentry.org/2015-March/002687.html

> O problema que vejo é quando uma prestação de contas, um relatório ou qualquer
> tipo de documento relevante sobre a OK-BR circula apenas dentro da lista
> fechada.

Sim, isso eh um problema.

> Ou então quando decisões são tomadas na fechada e depois apenas
> "repassadas" para a aberta, mais como uma formalização.

Eh impossivel isso deixar de existir.
No melhor dos mundos antes de qualquer decisao existiria um email para a lista
publica consultando os membros sobre qual decisao tomar.
Infelizmente varias pessoas nao vao responder e acabaremos utilizando a premissa
de quem nao se manifesta esta de acordo com o que foi sugerido e isso acabaria
sendo aplicado para casos de urgencia.

IMHO eh melhor as decisoes passarem por uma lista fechada
que possa passar por uma auditoria caso seja necessario
do que ficar circulando apenas nos emails pessoas de cada um
o que tornaria uma auditoria muito mais trabalhosa e complicada.

Raniere