[okfn-br] Lista fechada

Andres MRM andres em inventati.org
Sábado Março 21 13:51:18 UTC 2015

> [...]
>
> transparência é o ponto né?
>
> Vamos começar a delinear essas listas e chegar em um consenso?
>
> Todo mundo está na lista aberta e pública.
> Alguns estão em listas fechadas por projetos (ex. eu tô na dos Gastos
> Abertos//
> eu tô na do ComunicaDH) nem todos estão - quem quiser pode entrar? Ou só
> quem
> está no projeto?
>
> Quais são as decisões que devem ser enviadas pra lista pública e quais podem
> ser tomadas por projeto?
>
> Vamos colocar isso na pauta da próxima reunião?

Acho que são perguntas bastante relevantes, Jonaya, e precisam mesmo
discuti-las em conjunto.

> Quoting Oda (2015-03-20 15:54:48)
> O discourse da okf central nao esta integrado com email e nao tem
> backup ou qq outro tipo de manutencao (pasmem). A gente esta em papo
> com os admins la para ver se isso muda ou se vamos ter que procurar
> outra saida.

Posso tentar ver a questão do Discourse em uma máquina da OK-BR. Até onde
eu vi ele só é viável via Docker. Temos alguma máquina com Docker instalado?
Ele pode requerer uma atualização de kernel... E precisaríamos de um lugar
para o backup...
https://github.com/discourse/discourse/blob/master/docs/INSTALL-digital-ocean.md

Mas não sei se o Discourse vai resolver todos os problemas mesmo. (bom, se
melhorar de alguma forma já é um ganho, né?)

> Em um outro grupo que participo, tivemos uma discussao na lista publica
> que precisamos mover para a lista privada porque o "diretor executivo"
> precisava tomar uma posicao em nome da organizacao que ele representa
> e seria impossivel na lista publica. Que quiser ler a discussao a que me refiro
> ela se inicia em http://lists.software-carpentry.org/pipermail/discuss_lists.software-carpentry.org/2015-March/002687.html

Bem interessante a discussão sobre "trabalho voluntário para a Monsanto". =P
Você disse que a discussão continuou em uma lista fechada? Ou ele tomou a
posição sozinho?

> No melhor dos mundos antes de qualquer decisao existiria um email para a lista
> publica consultando os membros sobre qual decisao tomar.
> Infelizmente varias pessoas nao vao responder e acabaremos utilizando a premissa
> de quem nao se manifesta esta de acordo com o que foi sugerido e isso acabaria
> sendo aplicado para casos de urgencia.

Colocar a discussão inicialmente na lista aberta já me parece melhor do que
quando a discussão surge na fechada, é discutida na fechada, e depois vai para
a pública "A OK-BR decidiu fazer X".

Só precisa ter cuidado com essas decisões de urgência para não virarem a
regra ao invés da exceção. Se não vira democracia de "estado de sítio".

Gente, estou colocando essas questões aqui me baseando no que me parece ser
transparência, abertura, participação etc etc etc. Não tenho uma fórmula
certa de como implementar isso tudo, e nem sei se o que estou falando faz
sentido, e esse é mais um motivo pelo qual gosto de debater isso com vocês.
Mesmo porque, o debate nos ajuda a fazer a autocrítica e evitar repetir os
erros que nós ou outros grupos já cometem; o que é fundamental quando
queremos participar dessa mudança cultural, implicando na transformação de nós
mesmos.

Uma coisa é certa, implementar todos esses princípios não é uma coisa fácil,
que só traz benefícios. Se não todo mundo faria há muito tempo.
Dá trabalho, gera vulnerabilidades, medos etc, mas acho que, se acreditamos
neles, devemos arriscar.

Pronto, chega do meu blah blah blah...

Abraços!