[okfn-br] Projeto na Área de Saúde - Apresentação

Natássya naty.ays em gmail.com
Sexta Maio 29 14:11:12 UTC 2015

Olá Aline,

Acho que nesse caso tudo dependeria do objetivo do seu projeto. Se o
objetivo for definir a estrutura do sistema todo que utiliza os dados da
saúde, daí a questão dos dados estarem centralizados não seria ideal e você
teria que trabalhar no sentido de fazer uma prova de conceito distribuindo
os dados (você pode usar um SGBD para isso). Mas se você vai desenvolver
apenas a parte de aplicação que usaria os dados, você pode assumir um
cenário ideal e não se preocupar diretamente com a forma como os dados
estão distribuídos, porque essa não é a preocupação principal do projeto.
Claro que nesse último caso seria ótimo se na dissertação você incluísse
uma discussão das vantagens dos dados estarem distribuídos, mas para prova
de conceito de aplicação você não precisa que toda a estrutura exista. Isso
é bem comum na área de pesquisa porque o período é curto para implementar
tudo, então algumas coisas devem ser abstraídas.

Abraços,
Naty