[okfn-br] O SILÊNCIO DOS IMPOTENTES

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Novembro 25 10:44:58 UTC 2015

Oi Carlos, você consegue descobrir algum link ou contato desses
pesquisadores empenhados num relatório independente?

- - - -

O Iceberg que você cita, tá derretendo lentamente (formiguinha!) com
apropriação dos dados pela comunidade, pela transparência e participação
 ;-)     Esse mapa aqui
<https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=z2hz1UsCLzkQ.kL9XhcKkN7u4>, por
exemplo, reúne apenas artigos da imprensa, mas já foi um começo (!).
Numa análise de impacto é importantíssimo o levantamento do histórico de
dados da região: existe uma grande quantidade dados científicos confiáveis,
em meio a artigos sobre a Bacia do Rio Doce (MG)
<https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=bacia+do+Vale+do+Rio+Doce+MG+site:scielo.br+>
,
que podem ser organizados. Seria uma outra forma simples de contribuir como
fizeram naquele mapa da imprensa.

Por hora um fator complicante a ser lembrado é que a "Comissão parlamentar"
(governo federal) que ficou de reunir dados e apurar as "verdades" sobre o
impacto, está sendo encabeçado por um tal de Lelo, também *patrimônio da
Vale* <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lelo_Coimbra>.