[okfn-br] A OKBr sobreviveria sem democracia?

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sexta Setembro 11 17:27:28 UTC 2015

OKBr's,

Gostaria de propor um "oráculo coletivo", uma discussão sobre o que seria
da "história futura" da OKBr se a governança fosse profissional,
transparente e eficiente, porém *sem democracia*...

         A OKBr sobreviveria sem democracia?

Primeiramente convém, em analogia aos "dados abertos 5 estrelas
<http://5stardata.info/en/>", definir "*democracia 5 estrelas*"... e menos
estrelas (usando "*" asterisco),

* * * * * *Democracia Direta* (com voto delegado, etc.) e referente a cada
decisão;

* * * * *Democracia Direta* (sem voto delegado) e referente a cada decisão;

* * * *Democracia Representativa* a cada decisão;

* * *Democracia Representativa Curta* a cada período administrativo
("cheque em branco" para 1 ano);

* *Democracia Representativa Longa* ("cheque em branco" para 3 ou mais
anos).

*Qual o mínimo de estrelas que precisamos/queremos para a governança da
OKBr?*
Uma vez fixado o mínimo (ou um mínimo por instância decisória como
Assembleia, Conselho, Projeto, etc.), teremos definido com relativo
consenso o que entendemos por *"Democracia na OKBr"*.

Sobre a "bola de cristal": é a discussão proposta.
Eu por exemplo, imagino que a "OKBr profissional", com *democracia de uma
estrela*, sobreviveria (!), mas iria minguando por não ser atrativa aos
colaboradores -- como eu meia dúzia de outros, só estão ainda circulando no
pedaço pela fé e esperança democráticas.