[okfn-br] Apresentação pessoal - Diônifer Alan da Silveira

Diônifer Alan dionifer em gmail.com
Sexta Setembro 25 12:21:12 UTC 2015

Chegou a hora de me apresentar, chega de ser “ouvinte”, hehehe.

Tenho trabalhado no Poder Público brasileiro (tentando algumas articulações
da esfera estadual com os demais entes federativos) com os temas de governo
eletrônico, governo aberto, dados abertos, acesso à informação, gestão de
informações, gestão de processos, gestão de projetos, visualização de
dados, cidadania participativa, design centrado no cidadão, entre outros.
Há 6 anos, ingressei no serviço público, na Secretaria de Planejamento do
Rio Grande do Sul.

Aqui venho reconhecendo minha identidade e vocação para tratar das coisas
públicas, pelo bem público. Faço parte de vários dos grupos de discussão em
âmbito nacional e internacional de ativismo cívico e isso vai
complementando meus trabalhos. Aos poucos, vou aprofundando meus
aprendizados e ao mesmo tempo elaborando conteúdos e projetos
colaborativamente para as novas áreas.

Fiz graduação em Letras (Bacharelado - Inglês-Português) e mestrado em
Desenvolvimento Regional (abordagem multidisciplinar sobre o tema da
reciclagem de resíduos sólidos e as disputas de poder envolvidas entre
catadores, sociedade, empresas e poder público).

Atualmente, acredito em um projeto de transformação da perspectiva dos
cidadãos quanto ao Poder Público, seus bens públicos globais e a nova
economia de compartilhamento e colaboração (*open source economy). Neste
ponto, tenho algumas linhas de trabalho que quero desenvolver (além de
outras, claro, hehehe):

   1.

   Super-Poder Público: projeto de construção da identidade de
   "super-herói" a todo cidadão que queira e contribua com o Poder Público
   (global). Poder, este, que consegue salvar milhares ou milhões de vidas,
   dar melhores condições de qualidade de vida às pessoas, além de preservar a
   natureza, os ambientes, as infraestruturas, entre tantos outros bens,
   serviços e direitos públicos.
   2.

   Projetos Públicos Abertos: construção colaborativa de um modelo padrão
   de dados e informações sobre projetos públicos (talvez um protocolo), que
   sejam abertos (open source), sendo desenvolvidos, adotados e aprimorados
   por diversos governos e organizações sociais ou até mesmo cidadãos
   individualmente, apresentando quais as melhores condições/alternativas de
   solucionar problemas públicos. Por exemplo, para o problema social de
   “melhorar a qualidade da educação”, há diversos projetos como de construção
   de laboratórios, de disponibilização de materiais didáticos ou de
   integração de pais e da comunidade ao ambiente escolar ou ainda iniciativas
   de pessoas que arrecadaram livros e disponibilizaram às crianças e
   adolescentes de uma determinada comunidade. Todas estas alternativas
   poderiam estar disponibilizadas em uma página Wiki (quero articular com a
   Wikimedia), “detentora/guardiã” dos dados, informações e conhecimentos
   sobre as soluções abertas de tentativa de solução do problema, alinhando
   para um conhecimento coletivo na aplicação de ações colaborativas em prol
   da melhoria das vidas das pessoas.
   3.

   Open Public World: baseado em três pilares: cidadãos globais; bens
   públicos globais; e o modelo de desenvolvimento aberto, projeto que busca
   desenvolver um modelo que permita valorizar todas as diferenças, os
   contrastes, a multiplicidade de culturas, ambientes, bens e ações de
   colaboração humana para a evolução social no mundo global.

Bem, a ideia que eu tinha sobre a OKFn era a de que seu objetivo fosse o de
“adotar/valorizar” todo o conhecimento humano como um bem público global,
que deve servir para melhorar a vida de todos os cidadãos do mundo,
conforme suas necessidades e seus usos na realidade. Para trabalhar neste
modelo, a instituição se constituiria de um modelo muito mais fluido do que
os modelos tradicionais de instituições, especialmente espelhado nos
protocolos que a Internet e sua “infinita” capacidade nos apresentaram e
continuam a contribuir com o processo evolutivo social. Ou seja, na minha
“percepção inicial”, os projetos seriam muuuuuito amplos (positivamente),
pois tentariam consolidar todo e qualquer conhecimento humano como um bem
público, de todos.

Sinceramente, ainda me retraio a contribuir com o modelo de governança
apresentado. Por isso, talvez, demorei tanto tempo para me apresentar. Mas
sei que posso contribuir também!

Parabéns, mesmo assim, a todos pelo trabalho que já tem sido feito!

Abraços,

*Diônifer Alan da Silveira*

+55 51 9232-5169