[okfn-br] relação entre a abertura de dados e a Reprodutibilidade em Ciências

Daniela Brauner danibrauner em gmail.com
Sexta Setembro 11 11:05:02 UTC 2015


Oi Peter e amigos 

Pois então.... As editoras, agências de financiamento e quem sabe até as próprias universidades e outros, que obtém resultados de P&D, deveriam ter repositórios ou exigir que os dados utilizados em artigos fossem compartilhados de forma aberta. Já existem plataformas que permitem isso como o Dataverse criado em Harvard. 

Mas temos alguns desafios importantes para resolver para garantir o reuso a longo prazo desse tipo de dados (IDs persistentes das coleções, proveniência etc. Coisas que sabemos como fazer basta colocar em prática). Existe uma variedade muito grande de formatos, tipos e metadados, que dificultam a interoperabilidade mas acredito que as barreiras culturais ainda são o maior impedimento... "Os MEUS dados".

Fiz uma apresentação sobre isso outro dia onde tentei listar os desafios e falei sobre uma iniciativa que apoia discussões sobre compartilhamento e reuso de dados científicos, chamada RDA. 

Checkout: http://www.slideshare.net/DanielaBrauner/apresentacao-forumrnp-2015-daniela-brauner Apresentacao ForumRNP 2015 - Daniela Brauner

Abs 
Daniela


> Em 11/09/2015, às 06:14, Peter Krauss <ppkrauss em gmail.com> escreveu:
> 
> Um dos pilares do método científico e do "fazer Ciência" é a  Reprodutibilidade...
> 
> Quando falamos de publicações científicas abertas (muito da produção brasileira está hoje concentrada nos acervos do SciELO), 
> ou seja, de OpenAccess, esquecemos da relação que isso tem com o conceito de reprodutibilidade  -- e não só com transparência e direito de acesso ao conhecimento.
> 
> Um bom exemplo de aplicação prática do conceito é a publicação de tabelas em artigos.
> A reprodutibilidade é o que de fato explica o porquê, quando o pesquisador publica seu artigo científico numa revista,  
> de não ser recomendado publicar tabelas em formato imagem (!), e de não ser suficiente a revista oferecer apenas o PDF do artigo:
> 
> * o ideal é enviar como materal suplementar uma tabela CSV ou planilha aberta, (um "conteudo pelo menos 4 estrelas") para que outros pesquisadores possam reproduzir as contas, reutilizando operacionalmente a  tabela publicada. 
> 
> * o correto, dentro dos padrões atuais, é a tabela estar expressa em HTML, com dados linha a linha para podermos copiar/colar do acervo online para uma  planilha.
> 
> As revistas dos principais acervos, como SciELO e PubMed Central, são obrigadas hoje a entregar cada artigo, enquanto obra e documento oficial, em ambos formatos, PDF e XML JATS -- é o XML que dá origem à indexação, ao HTML, EPUB, etc. automaticamente. 
> 
> - - - 
> O link abaixo veio de uma dica da Carol aqui na Lista (desculpem perdi o  thread de onde cliquei o bookmark essa semana), 
> muito bom, sobre esse assunto de "reprodutibilidade dos resultados do pesquisador",
> 
> http://www.ibtimes.com/scrutinizing-scientific-method-researchers-massive-open-access-study-fail-replicate-2071483
> 
> A publicação científica se torna de fato conhecimento depois dos pares terem reproduzido, que na prática é uma auditoria ;-)
> não é muito diferente das contas públicas do governo.
> 
> _______________________________________________
> okfn-br mailing list
> okfn-br em lists.okfn.org
> https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br
> Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/attachments/20150911/2afa05e7/attachment-0005.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br