[okfn-br] Guia de Governança - Primeira Versão

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sábado Setembro 12 13:20:03 UTC 2015

O documento proposto precisa ser bastante retificado... Como? qual o norte?
o que se está sugerindo modificar?
Minha avaliação pessoal, depois de ler o documento e os comentários feitos
até esse momento:

*Avaliação técnica do mecanismo de discussão*:
  com muita gente e opiniões divergentes fica meio bagunçado e difícil de
consolidar, apontar um norte, retificar ...
  Temos boas relações com o pessoal do NossasCidades, poderiamos pedir
para fazer
uso do Legislando <http://legislando.nossascidades.org/>. De qualquer forma
isso valeria para um documento já mais finalizado e com estrutura
retificada.

*Avaliação e sugestão na dinâmica de discussão*:
  ficaram confirmadas as divergências de visão, e a dificuldade de se
expressar em texto algumas coisas bem básicas, tais como instâncias de
decisão e grupo de pessoas que teria direito de voto a cada instância.

   A sugestão é separar esse texto em grandes blocos, onde se possa focar
na busca por consensos e a legitimação de decisões delicadas.
EX. não vejo problemas em ouvir e concordar com a resposta "olha
reconhecemos que democracia em uma Plataforma de Projetos é bacana, mas o
projeto tem prazo então que decide em tal e tal  situação é o tal e tal
fulano".  Isso é que na prática, no dia-a-dia, define a governança...  Mas
está difícil discutir assim num documento tão extenso.

Talvez possamos separar em 3 textos/discussões:

   *1)* *Assembleia*: é como um plebiscito onde todos os *associados
efetivos* votam, o problema é que a OKBr não tem tradição de uso da
assembléia como instância de decisão, é um órgão apenas para homologar
decisões anuais padronizadas, e coisas super delicadas como o Estatuto...
Não há nada escrito por exemplo para diferenciar "assembléia para discutir
a festa de final de ano"  de "assembleia para mudar o estatuto"... Regras
de quorum seria o mais simples. Dar outro nome para outro tipo de
assembleia também é possível...
São exemplos de assuntos que fecharíamos mais fácil se discutirmos num
bloco mais focado na assembleia.

   *2) **Plataforma de projetos*: é todo um *framework* a ser definido e
detalhado... é o núcleo da OKBr e pouco se formalizou sobre ele no texto
proposto.

   *2.1)* *decisões dentro de um projeto*: é "plebiscito" (democracia
direta) ou "ditadura" (coordenador decide tudo)? como serão formalizadas as
decisões?  Quem teria direito a voto em caso de decisão democrática?
Projetos mais ricos, mais maduros, ou com mais gente... Haveriam estratégias
de governança diferenciadas por perfil
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Ensaios/Modelos_de_maturidade_nos_projetos>
?

   *2.2)* *decisões comuns de infra-estrutura e convenções-OKBR nos
projetos*: um "Conselho de Projetos" deveria existir (ver abaixo).

  * 3)* *Conselhos*: como eles se articulam, quais as escalas de tempo
(dias, semanas, anos?) das questões com as quais de fato podem trabalhar
com competência?
  O Conselho Deliberativo (tradição de lidar com pouquíssimas questões e em
escala de meses ou semestres) parece ser com complemento natural para
legitimar ou rever decisões do DE. Não parece ser útil para por exemplo
lidar com questões do dia-a-dia dos projetos, pelo contrário,
burocratizaria e criaria imensa inércia administrativa se tomar para si
essa incumbência.

  "Conselho de Projetos": fundamental poderem os *coordenadores de projeto*
fixar consensos sobre infra-estrutura e obrigações comuns de todos os
projetos... Projetos precisão de respostas rápidas e de gente com mão na
massa respondendo, não pode ser gente de fora dos projetos. Portanto um
"conselho" desses poderia ser sugerido em uma discussão separada...
   *No atual documento/discussão fica impossível comentar esse tipo de
coisa*.

  "Conselho Consultivo": cada um tem uma visão pessoal, no documento está
um tanto vago o seu papel... O que está claro é que lida com longo prazo,
não tem disponibilidade nem foco.  No meu ver pessoal são os "*guardiões
dos valores da OKBr*"... Podem ser úteis para auxiliar na "curadoria de
projetos", "curadora de *datasets*",  e de recursos humanos; ou nas regras
e diretivas que mudam de ano a ano a respeito desse tipo de decisão.

- - - -

Essa é a sugestão: quebrar em 3 e abrir novamente para a participação... Em
termos de dinâmica, agora que já temos esse rascunho como referência,
podemos até fazer em duas etapas:

*A)* estrutura do documento: os redatores apresentam a sua proposta de
"esqueleto do texto" para uma rápida consulta pública, e só depois
preenchem com o resto do conteúdo. Assim, nós do público, nos atemos ao
foco, sem nos dispersarmos e dando mais chance ao consenso.

*B)* conteúdo completo:  podemos até votar os parágrafos (ou itens de
subestrutura) bons, portanto com os quais não precisamos perder tempo
relendo e conferindo, e os "ruins" onde queremos debater e entender melhor
os detalhes.

- - - -
*NOTA*: reparar que ao lidarmos com blocos separados ficaria mais fácil
resolver o problema grave indicado pelo Raniere, "Precisa deixar mais claro
(...)  qual a diferença entre os associados, suas obrigações e vantagens".

* No bloco "*assembleia*" está claro, portanto quase resolvido (!).
  PS: claro, se formos arriscar "sair da tradição", surgiriam ideias ótimas
para usar a assembleia extraordinária com mais frequência.

* No bloco "*plataforma de projetos*", está bem bagunçado e incerto. A
principio, pelo texto proposto, "mercenários", sem qualquer compromisso com
a OKBr, são mais importantes do que associados, e serão sempre mais bem
reconhecidos e recompensados do que voluntários e colaboradores.

* No bloco "*conselhos*" a coisa talvez se resolva conforme se consolidem
os consensos nos demais blocos. O mais importante, pendente no texto atual,
é definir as escalas de tempo, tanto na frequência de reuniões como no
tempo de resposta conforme o tipo de decisão que assumem como
responsabilidade.