[okfn-br] CSV com os salários da USP

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Quarta Setembro 16 17:44:26 UTC 2015

> não disse que não há efeito algum. disse que não acho relevante para
> compreender por que a universidade está aquem do potencial. é preciso
> avaliar e aprimorar os cursos. para todos.

Entendi! No Instituo de Física da USP o que fizeram foi tentar criar um
curso introdutório mais fácil para os alunos com má formação. E, no caso da
licenciatura, criaram um curso mais fácil (alguns até batizam de FisBrinc -
física de brincadeira).

Vejo a mentalidade de alguns professores de nivelar por baixo. O que torna
toda a graduação algo entendiante para alguns alunos que não são orientados
a ir mais longe, principalmente se não buscam um bom pesquisador para fazer
iniciação científica.

É o problema da uniformidade defendida pelos amigos da educação, apontado
por Russell há décadas:
https://blogdotom.wordpress.com/2009/05/11/o-problema-da-uniformidade-na-educacao-do-brasil-questionamentos/