[okfn-br] Reunião do conselho e novas associações

Fernando Nascimento fernando em ok.org.br
Sexta Fevereiro 19 19:18:04 UTC 2016

Caros,

Segue nosso posicionamento sobre as novas associações. Na sequência a lista
dos nomes.

O Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil (OKBr), no contexto dos
recentes e também dos “não tão recentes” pedidos de associação à
organização, publica neste e-mail a lista dos pedidos deferidos, trazendo
ainda uma nota com intuito de esclarecer o pensamento por trás de nossas
posições e entendimentos. Nessa nota, duas premissas foram levadas em
conta, e acreditamos que ambas gozem de consenso entre a maior parte da
comunidade e que nenhuma delas fira o princípio daquilo que é razoável.

Em primeiro lugar, ratificamos nosso entendimento de que a pluralidade de
ideias e propostas, ainda que por vezes contraditórias, é em si algo
positivo para o mundo do conhecimento livre e dos dados abertos. É
exatamente essa heterogeneidade que propicia ao movimento do qual fazemos
parte o dinamismo e as respostas versáteis que têm sido dadas aos desafios
que são impostos a todos nós. Saber que existem pessoas buscando soluções
diferentes para um mesmo problema é estimulante e enriquecedor,
especialmente em contextos colaborativos como aqueles aos quais estamos
habituados. Contudo, devemos nos lembrar de que a ideia de colaboração
pressupõe em alguma medida a noção de alteridade, e é aqui que chegamos à
nossa segunda premissa...

A OKBr não é e nem representa toda essa comunidade; o que seria até mesmo
arrogante por parte de qualquer organização inserida nesse contexto. Apesar
de carregar “Brasil” em seu nome, o que de fato ilustra que seus membros
podem estar espalhados por várias das unidades da federação, a OKBr é
apenas um dos “personagens” ou “players” dessa história que é muito maior
que esta ou qualquer outra organização. Assim, pensamos que o que faltou e
ainda nos falta talvez seja, paradoxalmente, a busca por um pouco mais de
coesão, de homogeneidade. O movimento do conhecimento livre tende a ganhar
com o pensamento heterogêneo, mas as organizações (que são parte de um
movimento maior, mas não o movimento em si) por sua vez precisam favorecer
um mínimo de coesão interna, a fim de propiciarem ações eficazes e
eficientes.

Desse modo, não apenas de um modo respeitoso, mas louvando de modo sincero,
concreto e objetivo a pluralidade de ideias e expectativas que tem sido um
desafio à própria organização, deferimos apenas parte dos pedidos de
associação de novos membros, adotando como critério, nesse momento,
escolher as pessoas que foram indicadas para compor os conselhos
deliberativo e fiscal da organização, por representarem essa busca por
coesão interna com a atual governança da organização.

Desejamos, claro, que as partes envolvidas se mantenham ativas e engajadas
em suas atividades e propostas, pois sabemos que os caminhos para executar
projetos e ideias são múltiplos e que o movimento como um todo se
retroalimenta, mesmo quando parecemos caminhar em direções opostas.

Sem mais, despedimo-nos por agora, muito embora saibamos que voltaremos a
nos encontrar por aquilo que nos une: a crença de que o conhecimento livre
e os dados abertos são um instrumento vital para um mundo mais justo e
transparente.

Cordialmente,

Ariel Kogan

Célio Costa Filho

Fernando Nascimento

(Conselho Deliberativo da OKBR)

* * *

Nome Resultado
Alexandre Souza Indeferido
Andrés Mantecon Ribeiro Martano Indeferido
Anna Lívia Arida Deferido
Carlos Vinicius Andrade Silva Indeferido
Cecilia Tanaka Indeferido
Cíntia Inês Boll Indeferido
Daniela Kutschat Hanns Indeferido
Filippe Barros Deferido
Lívia Pinheiro Deferido
Neide Di Sordi Indeferido
Paula Oda Indeferido
Peter Krauss Indeferido
Renata Aquino Indeferido
Renato Raposo Indeferido
Rodrigo Bandeira Deferido
Tiago Cardieri Deferido
Valéssio Soares de Brito Indeferido

Em 16 de fevereiro de 2016 11:46, Isis Reis <isis em ok.org.br> escreveu:

> Oda, o conselho deliberativo já se reuniu e o Célio ficou de fazer um
> texto com o parecer deles sobre as novas associações. Estamos esperando...

Fernando Nascimento

Open Knowledge Brasil
Conselho Deliberativo