[okfn-br] Governo aberto é um teatro político para os corruptos?

Heloisa Pait heloisa em ok.org.br
Quarta Janeiro 13 17:03:01 UTC 2016

Olá a todos!

Essa é a questão que está na cabeça de todos hoje, acredito. Troquei
algumas mensagens no Face com o Everton sobre isso. Devemos apoiar a
transparência mas qualificando-a, dizendo que ela é parte da democracia, do
equilíbrio de poderes, das agências fiscalizadoras, etc. Ou seja, ela dá
subsídios a uma política mais ativa, mas não a constroi. Ela pode auxiliar
a imprensa, mas se tem um camburão na porta da redação não adianta muito.
Ela pode facilitar a vida dos congressistas, mas se esses não estão nem aí
com a fiscalização, não ajuda.

Em resumo: Instituições fortes e cultura democrática precisam de
transparência governamental para realizarem seu trabalho, mas a
transparência governamental sem essas instituições e essa cultura pode
virar apenas maquiagem. O caráter subsidiário da tecnologia, que eu venho
apontando há algum tempo, fica claro com esses exemplos recentes.

Heloisa