[okfn-br] Prefeitura de São Paulo removeu os dados de execução orçamental mensal do site após pedido e-sic!?

Carlos Andrade carlos em ok.org.br
Terça Janeiro 19 19:46:37 UTC 2016

Olá,

Estou com um pedido e-sic engatilhado datado de 05/01/2016 conforme podem
ver aqui:

https://www.dropbox.com/s/42njr5cr25g0d8c/Screenshot%202016-01-19%2009.19.39.png?dl=0

Após longa espera e ao observar a resposta, fui verificar o site e para
minha terrível surpresa notei que não somente não constava para os anos de
2003 a 2013 o orçamento por mês, como também os de 2014 e 2015 haviam
simplesmente sumido por completo do site! Será mera coincidencia? Não sei.
Mas de qualquer forma o fato dos dados mensais terem sido removidos já me é
bem estranho.

Se alguem entrar *agora* no site a qual me referi no pedido, vai encontrar
o seguinte:

https://www.dropbox.com/s/lv0egt8q9jxukmd/Screenshot%202016-01-19%2009.25.06.png?dl=0

Ai alguem pode dizer: Ué, olha lá o orçamento de 2014 de QDD no fim da
página! Alias, se você abrir a planilha em excel, vai ver na primeira
coluna que consta do mês de janeiro até dezembro o orçamento no QDD *acumulado
por todos os meses*.

Aqui é onde mora a diferença pro outro que simplesmente sumiu. Para minha
sorte, eu tenho a mesma screenshot quando estava analisando os dados por
mês, vejam aqui:

https://www.dropbox.com/s/m9w33ww2bfr900u/Screenshot%202015-12-11%2011.16.30.png?dl=0

Agora olhem ao fim da página, e vão observar uma tabela que agora não
existe mais com o QDD
por mês. A menos que tenha me passado em algo, não vejo como esta tabela
contem a mesma granularidade que a anterior ou seja possível quebrar por
mês.

E faz diferença? Faz sim, e muita. Quando eu estava olhando os dados dessa
tabela que agora é fantasma usando R:

http://rpubs.com/carlosandrade/gastosabertos_est1

Fui capaz de quebrar o orçamento acumulado usando todas as tabelas mensais
e com isso observar em que mês a prefeitura gastou em cada ação do LOA por
sub-prefeitura. Isso agora é impossível, bem como essa visualização:

http://plot.ly/9/~carlosviansi

Note
que na exibição dos dados na tabela do rpubs ela vai de janeiro até janeiro
pois estava usando o QDD de
Jan. Todos os dados neste formato contem muito mais detalhes e o que restou
foi a soma
das 12 tabelas no site no meu entendimento.

Por fim testei os links que usei para baixar as tabelas e não conseguir
fazer eles funcionarem mais.

Estou agora entrando com recurso do pedido e-sic sobre a resposta e
questionando o que está ocorrendo, mas estou deixando aqui a surpresa para
que outros estejam cientes acaso resolvam trocar novamente e dessa vez
aleguem que "sempre esteve lá" como foi feito.

Att,

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co