[okfn-br] Reunião do conselho e novas associações

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sexta Março 11 15:28:45 UTC 2016

Prezado Conselho Deliberativo da OKBR,

Quero esclarecer que sou formalmente associado colaborador desde março de
2015, por favor corrijam os comunicados formais.

Esclareço que, desde essa época, tenho sido na OKBR "o chato pela
formalização" dos processos internos da organização.
Poderia na mesma época ter insistido para a minha associação efetiva, que o
próprio Estatuto define de forma super simples e corriqueira, a cada
reunião de Conselho... Acabei sendo mais útil à OKBR como "ombudsman" e
pessoa neutra (sem poder de voto e sem ganhos financeiros nos projetos onde
colaboro)...
... Os meses se passaram e a bola da formalização foi criando força, a
ponto de mais de 15 voluntários e colaboradores históricos, por fim
questionarem a OKBR pela sua falta de pratica nas associações... Em
paralelo, por outros motivos, a crise de governança se avolumou em 2015.

Neste meio tempo aprendi muito sobre a OKBR e, acredito, ensinei um pouco
sobre formalização dos processos, inclusive os processos de governança, de
acolhimento dos voluntários e de gestão democrática.

Acompanho e, como investidor de minhas horas voluntárias, sou grato aos 3
membros residuais do Conselho, pelo empenho dos últimos meses, e dedicação
do vosso tempo, doado à administração da OKBR. Acho que, todavia,
faltou-lhes a humildade de ouvir as pessoas que fazem a OKBR e a sua
vibrante comunidade... Por mais que o "empreendimemto OKBR" precise se
profissionalizar, o seu Estatuto tem como prioridade a gestão plural e
democrática. Até que se altere o Estatuto, "suportar ideias divergentes
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Reuniao-do-conselho-e-novas-associacoes-tp6116p6179.html>"
e continuar empreendendo é o desafio.

Pensando no conceito de "oportunidade de participação", talvez vocês
percebam a clara indignação de todos aqui no presente *thread*
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Reuniao-do-conselho-e-novas-associacoes-td6116.html>:
 o Conselho atual está "forçando a barra" para cercear a pluralidade de
representações na formação complementar do Conselho, e propondo que se
garanta por mais alguns anos (anos!) essa ausência de representatividade
plural.

Quanto à transparência: o Conselho atual demonstrou que está melhorando
continuamente o seu compromisso com a transparência ao publicar em planilhas
<http://br.okfn.org/relatorios-e-contas-anuais> de formato aberto todos os
seus relatórios e balanços... Falta ir um pouco mais além: ser transparente
quanto a sua "segunda agenda".
Se há (?) uma perspectiva de transformar o atual CNPJ numa services.okfn.org,
pode até ser um norte e uma conquista, mas há que se respeitar o Estatuto
vigente, evitando a  "propaganda enganosa" até que se altere o Estatuto no
cartório.

Espero ter esclarecido, porque a maioria aqui neste *thread*, se ainda
tivesse vontade de ler algo sobre a OKBR, não veria no vosso texto de
justificativa uma real justifica,

   - Vocês dizem *"Entendemos todas as manifestações"*, mas não entendo
   porque não pedem desculpas (?) pela "propaganda enganosa" feita para os
   colaboradores e voluntários históricos da OKBR.
   - Dizem *"mais para frente"*, mas não esclarecem o fato de que serão
   anos (!), sem representatividade plural no Conselho.
   - Dizem *"poderão ser deferidas outras candidaturas"*, e esquecem de
   dizer "ainda sem pluralidade no crivo da seleção".

No meu entender a suposta justificativa só acentua a distância da visão do
Conselho para com a visão da comunidade e da grande maioria dos associados
efetivos...  Prevalecendo aquilo que o desabafo de um membro associado
efetivo resumiu muito bem:

*  "Em termos práticos, a gente se trancou em casa e jogou a chave pela
janelinha do banheiro".*