[okfn-br] Como começar a abrir dados

Paulo Vitor Bettini de Albuqerque Lima paulovitorbal em gmail.com
Segunda Junho 5 16:11:07 UTC 2017

Caros,

Eu trabalho com BI/DW no STF. O time (1 analista, 2 técnico e 1 estagiário)
está terminando a entrega de um conjunto de dados sobre repercussão
geral[1]. Que é, como o nome diz, algo que se decide e que gera uma
repercussão em todos os processos que estão sob o tema julgado.

De antemão, eu comecei um esforço de conscientizar o dono (demandante) do
projeto sobre a importância de se abrir esses dados em um formato amigável.
Uma das características desse projeto é a utilização do qlik sense, para
visualização dos dados pela população. Contudo, eu expliquei que isso não
seria suficiente para dar transparência aos dados da repercussão geral. O
demandante entendeu e se mostrou receptivo a ideia. Em outras conversas com
pessoas do alto escalão (assessores da presidência do tribunal), eu percebi
que a gestão atual é muito favorável a abertura dos dados.

Logo, esse é o momento para alavancar essa iniciativa.

Por isso estou procurando ajuda aqui. Alguém poderia dispor de algum tempo
para discutir algumas ideias práticas sobre como conduzir esse processo?

Desde já, agradeço muito a atenção.

[1]
http://stf.jus.br/portal/jurisprudenciaRepercussao/listarRepercussaoGeral.asp

Atenciosamente,