[ciência aberta]Para somar-se às redes da Ciência Livre

Sexta Dezembro 6 17:15:06 UTC 2013

Ni!

Oi Ricardo, bem vindo à lista =)

O Reino Unido está com projetos bem mais ambiciosos que este, como os
relacionados à publicação de dados científicos. Sugiro dar uma olhada no
relatório da Royal Society chamado "Science as an Open Enterprise":

http://royalsociety.org/policy/projects/science-public-enterprise/report/

Apesar de ainda não ser política pública, uma colocação da Royal Society
tem peso de posição oficial do establishment científico britânico, e vem
sendo ativamente discutida e executada sua implementação.

Sobre o texto do Ladislau, vale notar que ele restringe o discurso ao
acesso gratuito a artigos, nem mesmo abordando a questão do acesso
livre/aberto. Talvez porque o próprio Ladislau pára por aí no trabalho
dele, utilizando licenças bastante restritivas, que a própria Creative
Commons não recomenda. Além de aplicar indevidamente o termo "livre" no
seu site.

Parece-me que ele adota um ponto de vista bastante limitado do assunto,
em particular ignorando a lógica das experiências internacionais mais
relevantes, como a Public Library of Science e a própria Wikipédia - já
que ele cita o Jimmy Wales. Haveria ao menos de esclarecer que os
próprios textos dele não podem ser incorporados à Wikipédia, nem
adaptados para integrar qualquer repositório de recursos educacionais
abertos... :P

Abs,

ale
.~´