[ciência aberta]Para somar-se às redes da Ciência Livre

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Sexta Dezembro 6 17:24:53 UTC 2013

Em 6 de dezembro de 2013 15:15, Alexandre Hannud Abdo
<abdo em member.fsf.org>escreveu:

Sobre o texto do Ladislau, vale notar que ele restringe o discurso ao
> acesso gratuito a artigos, nem mesmo abordando a questão do acesso
> livre/aberto. Talvez porque o próprio Ladislau pára por aí no trabalho
> dele, utilizando licenças bastante restritivas, que a própria Creative
> Commons não recomenda. Além de aplicar indevidamente o termo "livre" no seu
> site.
>
> Parece-me que ele adota um ponto de vista bastante limitado do assunto, em
> particular ignorando a lógica das experiências internacionais mais
> relevantes, como a Public Library of Science e a própria Wikipédia - já que
> [...]

Sobre o que o Abdo falou, vale acrescentar esse documento criado pela
Wikimedia Alemanha e com tradução para o inglês com a ajuda da Open
Knowledge Foundation Alemanha sobre as consequências, riscos e efeitos
colaterais do uso da restrição não comercial

http://blog.okfn.org/2013/01/08/consequences-risks-and-side-effects-of-the-license-module-non-commercial-use-only-2/

Quem sabe não criamos uma versão em português em breve para ajudar a
ampliar a discussão em torno desse problema.

Abraços,

Tom

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKF Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre