[ciência aberta] =?utf-8?Q?Consumeriza=C3=A7=C3=A3o_?=de TI e Open Science

Fabiano Caruso fabianocaruso em gmail.com
Sexta Dezembro 6 18:55:02 UTC 2013


Saudações pessoal.   

Queria abrir um tópico para discussão em relação a questão da governança de TI para questões de ciência aberta, principalmente em relação a consumerização de TI. Uma das questões que tem sido trabalhadas em relação a modelos para troca de informação e conhecimento nas organizações é em relação a uma realidade do volume de acesso aos conteúdos em dispositivos móveis. Ou seja, implementa-se uma série de soluções e ferramentas pensando-se no acesso via web em desktops, mas um volume grande de pessoas passa a utilizar smartphones como principal ferramenta de comunicação.  

Uma expectativa do movimento é que o impacto do uso de ferramentas de acesso aberto também seja transferido para a realidade acadêmica. O que é evidente não apenas em relação ao acesso ser aberto ou não (os artigos) como até vocês estão discutindo em paralelo sobre o ensaio do Ladislau, mas em toda a cadeia produtiva do processo de pesquisa.  

Por causa desta questão tenho tentado investir em um modelo de governança orientado para o uso de plataformas de código aberto (wordpress) que permita o uso de interfaces e troca de informações em dispositivos móveis e dando uma ênfase maior na criação de sites de pesquisadores - estudando também a possibilidade de desenvolver interfaces específicas com funcionalidades para comunicação científica.

O que vocês pensam sobre modelos de governança e políticas de uso de ferramentas mais orientadas para os pesquisadores - em detrimento a políticas institucionais top down, como por exemplo, a de repositórios centrais?  

Abraços,
Fabiano Caruso.  



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/attachments/20131206/f8f168e8/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão cienciaaberta