[ciência aberta]Consumerização de TI e Open Science

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sexta Dezembro 6 22:24:08 UTC 2013

Olá Fabiano,

> Queria abrir um tópico para discussão em relação a questão da governança de
> TI para questões de ciência aberta, principalmente em relação a
> consumerização de TI. Uma das questões que tem sido trabalhadas em relação a
> modelos para troca de informação e conhecimento nas organizações é em relação
> a uma realidade do volume de acesso aos conteúdos em dispositivos móveis. Ou
> seja, implementa-se uma série de soluções e ferramentas pensando-se no acesso
> via web em desktops, mas um volume grande de pessoas passa a utilizar
> smartphones como principal ferramenta de comunicação.

A questão do dispositivo utilizado para acessar a informação não deveria ser
um problema se as organizações adotassem os padrões web corretamente. Apenas
como exemplo, a regra `@media` do CSS [1] possibilita uma visualização
agradável das páginas tanto em desktop como em smartphones quando corretamente
utilizada.

> Por causa desta questão tenho tentado investir em um modelo de governança
> orientado para o uso de plataformas de código aberto (wordpress) que permita
> o uso de interfaces e troca de informações em dispositivos móveis e dando uma
> ênfase maior na criação de sites de pesquisadores - estudando também a
> possibilidade de desenvolver interfaces específicas com funcionalidades para
> comunicação científica.

Acredito que hoje falta mais interesse por parte dos pesquisadores em divulgar
seus trabalhos nos meios não convencionais do que ferramentas (livres ou não).
Um outro problema que sempre digo é a integração de novas plataformas com
plataformas "oficiais" (e.g. LATTES).

> O que vocês pensam sobre modelos de governança e políticas de uso de
> ferramentas mais orientadas para os pesquisadores - em detrimento a políticas
> institucionais top down, como por exemplo, a de repositórios centrais?

Sou favorável ao que você chama de "modelos de governança e políticas de uso de
ferramentas mais orientadas para os pesquisadores". O motivo de tanto interesse
e trabalho em políticas institucionais "top down" é que elas são consolidadas
com maior facilidade: só precisa convencer o diretor da instituição a assinar
uma normativa e esperar/ajudar os pesquisadores a cumprirem com a nova
normativa.

Em relação a repositórios centrais, deve-se a uma necessidade da instituição em
mensurar sua produção. A existência de um repositório central não impede o
pesquisador de manter cópia do seu trabalho em sua página/blog.

Espero ter ajudado,
Raniere

[1] https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS/@media