[ciência aberta] =?utf-8?Q?=5Bci=C3=AAncia_aberta=5DConsumeriza=C3=A7=C3=A3o_?=de TI e Open Science

Fabiano Caruso fabianocaruso em gmail.com
Sexta Dezembro 6 22:44:27 UTC 2013

Olá Raniere.

Obrigado pelas colocações.

A minha pesquisa esta orientada a apresentar soluções que coloquem os pesquisadores no centro das políticas e acredito que seja importante termos modelos top down e bottom up correndo em conjunto.

Pois tenho percebido que em muitas instituições por existir uma expectativa muito grande em criação de uma política top down, existem diversos pesquisadores auto-motivados em divulgar seus trabalhos, que acabam publicando sem muita informação de qual seria o modelo mais adequado.

E por outro lado expectativas de profissionais em fazer esta “mediação” da formas de publicação, sem a percepção de que na verdade o mais interessante seria que ampliar cada vez mais a autonomia dos pesquisadores em relação às publicações.

Uma situação por exemplo que me deixou curioso (e vou tentar abordar na minha pesquisa de dissertação com estudo de caso) é a do Dan Sperber por exemplo: http://www.dan.sperber.fr em que todo o histórico de pesquisa dele está disponível para download (mas que foi publicado em periódicos).

Também tenho acompanhado muitos pesquisadores criando contas em uma plataforma como a academia.edu por exemplo (que é um modelo que não acho interessante).

Abraços,
Fabiano Caruso.