[ciência aberta]Consumerização de TI e Open Science

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sexta Dezembro 6 23:26:24 UTC 2013

> A minha pesquisa esta orientada a apresentar soluções que coloquem os
> pesquisadores no centro das políticas e acredito que seja importante termos
> modelos top down e bottom up correndo em conjunto.

No mundo ideal, apenas modelos bottom up existiriam e normativas serviriam
apenas para formalizar os costumes adotados.

> Pois tenho percebido que em muitas instituições por existir uma expectativa
> muito grande em criação de uma política top down, existem diversos
> pesquisadores auto-motivados em divulgar seus trabalhos, que acabam
> publicando sem muita informação de qual seria o modelo mais adequado.

Hoje ainda não existe "O" modelo mais adequado, todo mundo está experimentando
na esperança de descobrir a melhor forma.

> E por outro lado expectativas de profissionais em fazer esta “mediação” da
> formas de publicação, sem a percepção de que na verdade o mais interessante
> seria que ampliar cada vez mais a autonomia dos pesquisadores em relação às
> publicações.

Alguns desses profissionais interessados em fazer esta "mediação" não são
contra a autonomia dos pesquisadores em relação à publicação. Infelizmente, hoje
seu trabalho só é contabilizado se for publicado em um jornal (CAPES, CNPQ,
FAPESP, ... não irão mensurar os posts em seu blog, edições na Wikipédia,
relatórios técnicos na sua página, ...).

Sou favorável a maior autonomia para os pesquisadores, o que falta são
ferramentas para mensurar essas "novas" formas de publicação e o reconhecimento
pelos órgãos avaliadores.

> Uma situação por exemplo que me deixou curioso (e vou tentar abordar na minha
> pesquisa de dissertação com estudo de caso) é a do Dan Sperber por exemplo:
> http://www.dan.sperber.fr em que todo o histórico de pesquisa dele está
> disponível para download (mas que foi publicado em periódicos).

Existe a questão de transferência de direitos autorais do autor para o
periódico que muitas vezes impede a disponibilização do material na página do
autor. Muitos pesquisadores não possuem interesse em evitar essa transferência
do direito autoral pois não foram informados das vantagens da prática de
disponibilizar sua pesquisa em sua página/blog.

> Também tenho acompanhado muitos pesquisadores criando contas em uma
> plataforma como a academia.edu por exemplo (que é um modelo que não acho
> interessante).

Você poderia escrever um post para nosso blog (http://cienciaaberta.net)
explicando porque não acha esse modelo interessante.

Raniere