[ciência aberta]Comissão aprova disseminação de produção científica e tecnológica pela internet

Everton Zanella Alvarenga everton.alvarenga em okfn.org
Quarta Maio 29 18:25:47 UTC 2013

"Iara Guimarães Altafin e Gorette Brandão

As instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas,
poderão ser obrigadas a disponibilizar acesso, pela internet, à
produção técnico-científica financiada com recursos públicos. A medida
está prevista em projeto aprovado nesta terça-feira (28) pela Comissão
de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que
segue para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A proposta (PLS 387/2011) estabelece que universidades, faculdades,
institutos e centros de ensino superior, bem como entidades de
pesquisa, sejam públicos ou privados, devam manter em repositórios de
livre acesso, pela internet, o inteiro teor da produção
técnico-científica resultante de pesquisas realizadas com recursos
públicos."

Continua: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/28/comissao-aprova-disseminacao-de-producao-cientifica-e-tecnologica-pela-internet

Opiniões? Alguém chegou a analisar os detalhes disso? Eu estou sem
tempo de analisar, mas tem tudo a ver com nosso grupo. Será um bom
tópico para o dia do encontro pelo conhecimento livre.

Tom

--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre