[ciência aberta]Comissão aprova disseminação de produção científica e tecnológica pela internet

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Maio 29 19:14:53 UTC 2013

> A proposta (PLS 387/2011) estabelece que universidades, faculdades,
> institutos e centros de ensino superior, bem como entidades de
> pesquisa, sejam públicos ou privados, devam manter em repositórios de
> livre acesso, pela internet, o inteiro teor da produção
> técnico-científica resultante de pesquisas realizadas com recursos
> públicos."
>
> Continua: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/28/comissao-aprova-disseminacao-de-producao-cientifica-e-tecnologica-pela-internet
>
> Opiniões? Alguém chegou a analisar os detalhes disso? Eu estou sem
> [...]

Eu cheguei a ler o projeto de lei. IMHO, cai no caso de um "burocrata" bem
intencionado que propõe algo sem possuir o mínimo de conhecimento técnico no
assunto para poder dizer algo.

O PSL 387/2011 fala sobre a nova obrigatoriedade das instituições
de divulgar, por meios próprios, sua produção tecnico-científica e do governo
federal integrar estes repositórios. Também é falado do caso da produção
envolvendo publicações em periódicos não abertos, registros de patentes e
outras coisas relacionadas.

IMHO, faltou a parte técnica.

Raniere