[ciência aberta] Digest cienciaaberta, volume 12, assunto 11

Cassio R. F. Riedo cfriedo em yahoo.com
Terça Abril 1 15:10:10 UTC 2014

> Message: 3

> Date: Fri, 28 Mar 2014 15:20:55 -0300
> From: Raniere Silva <ra092767 em ime.unicamp.br>
> To: cienciaaberta em lists.okfn.org
> Subject: Re: [ciência aberta]Encontro em 2014?
>
> Olá Cassio,

> Não entendi seu comentário.

Oi Ranieri,

o portal apresenta algumas indicações de projetos em Ciência Aberta, geralmente em sites institucionais das universidades onde estão sendo desenvolvidos. Pessoalmente acho q poderia haver um banco de dados onde as informações sobre tais projetos pudessem ser "centralizadas".

Pessoalmente acho que seria muito mais fácil para os usuários - ou talvez apenas uma necessidade minha (?), acessar as informações (através de pesquisa "personalizada" no banco de dados) de qq projeto a partir de um único ponto de entrada: uma página interna ao portal para a pesquisa - e talvez com um link a partir da wiki.

Lógico q o banco de dados deveria ser aberto a inscrição de novos projetos e gerenciamento/atualização das informações dos projetos inseridos. Além disso, poderia fornecer um canal de comunicação entre o responsável pela divulgação do projeto (quem inseriu as informações no banco de dados) e o usuário com interesses específicos, por exemplo, através de email - enviado "automaticamente", se
desejado, ao responsável pelo inserimento/manutenção das informações do
projeto.

Remodelando minha proposta, sugiro a criação deste banco de dados e o lançamento "oficial" da página de pesquisa como oficina no evento. Se houver interesse no desenvolvimento do banco de dados, é preciso saber os recursos de hospedagem, a estrutura do banco de dados e o(s) responsável(eis) pela manutenção do mesmo. Pessoalmente acho que tal "página" pode tornar-se um bom canal de divulgação dos projetos inseridos.

> Quais as tarefas esse grupo de trabalho deveria realizar?
>
> Já temos boas definições de acesso aberto [1, 2] e licenças adequadas (CC-BY ou
> CC-BY-SA). Acredito ser necessário mais movimentação e atividade em campo do que
> debates filosóficos (https://xkcd.com/927/).

Penso q, quem já tiver alguma experiência real com licenças livres, pode orientar quem ainda está planejam a divulgação do próprio material desenvolvido. Portanto, para sair das discussões somente teóricas ("debates filosóficos"), o workshop serviria como uma consultoria informal para quem estiver interessado em utilizar tais licenças. Penso que tal discussão prática possa interessar a muitas pessoas.

Vejo necessidade de contatar quem já tem alguma experiência prática com as licenças, fazer um página para cadastrar os participantes onde estes irão incluir suas dúvidas (e q poderia ser sintetizada em uma "página" FAQ), e preparar a apresentação inicial do workshop com as dúvidas mais comuns, antes do contato direto entre os mais experientes e os participantes. Enfim, o grupo iria gerenciar as informações do workshop.