[ciência aberta]Digest cienciaaberta, volume 12, assunto 11

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Abril 2 00:13:23 UTC 2014

> o portal apresenta algumas indicações de projetos em Ciência Aberta,
> geralmente em sites institucionais das universidades onde estão sendo
> desenvolvidos. Pessoalmente acho q poderia haver um banco de dados onde as
> informações sobre tais projetos pudessem ser "centralizadas".

Portais centralizados oferecem um grande atrativo de facilidade. Sou defensor,
por vários motivos que não cabe aqui enumerar, de evitar soluções centralizadas.

> Pessoalmente acho que seria muito mais fácil para os usuários - ou talvez
> apenas uma necessidade minha (?), acessar as informações (através de pesquisa
> "personalizada" no banco de dados) de qq projeto a partir de um único ponto de
> entrada: uma página interna ao portal para a pesquisa - e talvez com um link a
> partir da wiki.

Se todos os portais oferecerem uma API de busca podemos em parte evitar a
centralização.

> Remodelando minha proposta, sugiro a criação deste banco de dados e o
> lançamento "oficial" da página de pesquisa como oficina no evento. Se houver
> interesse no desenvolvimento do banco de dados, é preciso saber os recursos de
> hospedagem, a estrutura do banco de dados e o(s) responsável(eis) pela
> manutenção do mesmo. Pessoalmente acho que tal "página" pode tornar-se um bom
> canal de divulgação dos projetos inseridos.

O processo de criação demanda mais tempo do que uma simples oficina.

> Penso q, quem já tiver alguma experiência real com licenças livres, pode
> orientar quem ainda está planejam a divulgação do próprio material
> desenvolvido. Portanto, para sair das discussões somente teóricas ("debates
> filosóficos"), o workshop serviria como uma consultoria informal para quem
> estiver interessado em utilizar tais licenças. Penso que tal discussão prática
> possa interessar a muitas pessoas.

Concordo com você que uma sessão para "usuários antigos" de licenças abertas,
principalmente daqueles que já  publicaram um livro sob licença aberta,
falarem de suas experiências seja algo interessante. Essa sessão ficaria bem
interessante se conseguíssemos usuários que começaram a adotar licenças abertas
de um até dois anos atrás.

Raniere