[ciência aberta]Licença de artigos e data-mining sobre metadados

Alan Godoy alangsmello em gmail.com
Terça Agosto 26 12:41:37 UTC 2014

Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre uso de dados de publicações acadêmicas e o
uso de métodos de mineração de dados. Dado que o pessoal da área de
open access e ciência aberta tem um bom conhecimento da área de
licenças acadêmicas, eu gostaria de ver se alguém aqui poderia me
ajudar!

Atualmente estou trabalhando, junto de outros pesquisadores, com o
estudo de redes de autores de artigos científicos. Para isso, estamos
processando artigos de uma base de PDFs que compilamos de diversas
editoras acadêmicas (todas assinadas pela CAPES ou pela Unicamp, onde
estamos fazendo a pesquisa), obtendo metainformações como autores,
universidade de origem destes e citações entre artigos e, então,
montando a rede. Gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de
que haja alguma restrição (legal, de forma mais geral, ou por termos
de uso de alguma editora) sobre esse tipo de uso dos artigos.

Pelo que conheço da área, estas informações não estariam sujeitas a
copyright (por serem fatos, e não resultados de ação criativa), porém
gostaria de checar com outras pessoas!

[]'s,

--
Alan Godoy Souza Mello
Pesquisador

Doutorando em Engenharia Elétrica
LBiC - Laboratório de Bioinformática e Computação Bio-Inspirada
DCA / FEEC / Unicamp