[ciência aberta]Licença de artigos e data-mining sobre metadados

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Terça Agosto 26 16:37:39 UTC 2014

Caros / as,

uma questão que poderia surgir aí é a dos direitos sobre bancos de
dados. No caso do Brasil, embora não haja um direito sui generis
(específico) sobre bases de dados (como ocorre na UE), eles são um dos
objetos "protegidos" pela lei de direito autoral (art. 7.XIII, lei 9610/98).

Mas eu acho que vocês estão resguardados, porque -- além do princípio
que o Henrique já mencionou -- estão criando uma base de metadados
própria, a partir dos PDFs (e não estão intencionalmente reproduzindo
nem o conteúdo nem o desenho de uma base de citações de uma editora, por
exemplo).

Abraços,
Miguel