[ciência aberta]Licença de artigos e data-mining sobre metadados

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Terça Agosto 26 21:51:49 UTC 2014

Olá Alan,

> Atualmente estou trabalhando, junto de outros pesquisadores, com o
> estudo de redes de autores de artigos científicos. Para isso, estamos
> processando artigos de uma base de PDFs que compilamos de diversas
> editoras acadêmicas (todas assinadas pela CAPES ou pela Unicamp, onde
> estamos fazendo a pesquisa), obtendo metainformações como autores,
> universidade de origem destes e citações entre artigos e, então,
> montando a rede. Gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de
> que haja alguma restrição (legal, de forma mais geral, ou por termos
> [...]

como você está processando os PDFs que são fruto da criatividade humana você
precisa da permissão dos autores para fazer a mineração dos dados.

Como alguns colegas falaram, "metainformações" não são protegidas pelos direitos
autorais e por esse motivo você pode publicá-las sem pedir permissão dos
autores.

Raniere