[ciência aberta]Novo guia sobre ciencia aberta

Ewout ter Haar ewoutterhaar em gmail.com
Terça Janeiro 21 21:45:39 UTC 2014

2014/1/20 Raniere Silva <ra092767 em ime.unicamp.br>

> Vocês também podem se interessar pelo debate em relação a licença CC BY-NC
> que
> surgiu na open-access.okfn.org
> <https://lists.okfn.org/pipermail/open-access/2014-January/001504.html>
> devido a esse livro.

Gostei do debate, valeu. Estou com Heather: também acho que não devemos
definir o que é Ciencia Aberta e Acesso Aberto podem ser "narrowly defined
through legal terms". São várias limitações e práticas que definem "aberto"
e apesar de ser comodo (com regras fixas não precisa pensar)  considero a
insistência de alguns de desqualificar qualquer iniciativa que não obedeça
regras muito específicas como prejudicial ao movimento.

Um pouco mais justificável, mas ainda reducionista demais para mim é  a
tendência de colocar níveis de acesso numa linha unidimensional: acesso 0 =
gratis, acesso 1 = livre com restrições, etc. Pode ser útil, mas é
intelectualmente pobre. Vamos descrever a realidade com modelos mais
complexos!

Veja estes 3 exemplos
1. http://book.openingscience.org/ : CC-BY-NC, com a possibilidade
*prática* e real de mandar contribuições, fazer um fork, etc. criando um
commons do tipo código aberto

2. http://www.livrorea.net.br/livro/home.html CC-BY, com código fonte, mas
sem nenhuma tentativa de criar uma comunidade em volta.

3. http://wellcomeimages.org/ CC-BY para scans de imagens que eram domínio
público. Cada um tem uns 8MB. É preciso resolver um CAPTCHA para fazer
download (vai demorar colocar tudo no wikimedia commons...). Sem
possibilidade de contribuir.

4. https://www.rijksmuseum.nl/nl/zoeken Sem licença, com a possibilidade
técnica de remixar, fazer download de imagem de alta resolução (após se
logar) Simplesmente sugerem de colocar numa camiseta e boas! Não se
complicam: https://www.rijksmuseum.nl/en/organisation/terms-and-conditions

Não vejo como colocar estes 4 exemplo numa reta, de "mais aberto" para
"menos aberto" de forma útil.

Ewout