[ciência aberta]Fwd: Novo guia sobre ciencia aberta

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Quarta Janeiro 22 03:44:32 UTC 2014

Oops, o responder padrão direcionou apenas para o Ewout. Re-enviando, para
a lista

2014/1/21 Ewout ter Haar <ewoutterhaar em gmail.com>

> Um pouco mais justificável, mas ainda reducionista demais para mim é  a
> tendência de colocar níveis de acesso numa linha unidimensional: acesso 0 =
> gratis, acesso 1 = livre com restrições, etc. Pode ser útil, mas é
> intelectualmente pobre. Vamos descrever a realidade com modelos mais
> complexos!

Eu pessoalmente não vejo isso como reducionista, mas como algo prático:
você sabe exatamente o que você pode fazer, e até que ponto. O que tem de
ser intelectualmente rica é a pesquisa, não a ginástica que o próximo
interessado no conteúdo livre tenha de fazer para saber o que ele pode
fazer com aquele material.

Não é algo como rotular o material e dizer "ele é fraco", mas é uma
rotulação que diz "olha, esse eu posso usar como pretendo", "olha, esse
outro não, vou ter que escrever ao(s) autor(es) e torcer para eles me
autorizarem usar como pretendo, dentro do prazo que necessito".

>  [...]
>
> 3. http://wellcomeimages.org/ CC-BY para scans de imagens que eram
> domínio público. Cada um tem uns 8MB. É preciso resolver um CAPTCHA para
> fazer download (vai demorar colocar tudo no wikimedia commons...). Sem
> possibilidade de contribuir.

Nas listas de discussão commons-l e GLAM, ambas da Wikimedia, surgiu uma
discussão igualmente interessante sobre como conseguir realizar um
bulk-upload ao Wikimedia Commons desses materiais. A própria instituição se
mostra aberta a algo nesse sentido, já que está recrutando um
Wikipedian-in-residence (ou seja, já há o canal de diálogo).

As já em domínio público que estejam dentre as demais seguem em domínio
público, muda-se apenas que as demais agora estão em copyleft livre, não na
proteção padrão. Existem diversos motivos bem intencionados das
instituições realizarem, intencionalmente ou não, o chamado "copyfraud", e
o próprio pessoal está se organizando para explicar isso polidamente à eles
[1], inclusive presencialmente, sem os ruídos de comunicação naturais de
e-mails.

Não é justo eles realizarem doação do *"trabalho mecânico"* do que já está
em domínio público de forma "anônima" (afinal, custou dinheiro,
equipamento, burocracia e etc etc etc), mas também não é justo (e é até
mesmo ilegal) que eles queiram exercer propriedade sobre algo que não
pertence ~apenas~ à eles, mas a todos.

[1] - http://lists.wikimedia.org/pipermail/glam/2014-January/000541.html