[ciência aberta]Referências bibliográficas

Daniela Rozados rozados.daniela em gmail.com
Sábado Junho 14 15:31:56 UTC 2014

Olá a todos,

Recebi emails falando que fui muito genérica, e vocês tem plena razão. Só
não quis escrever um email enorme e entupir a caixa de entrada de vocês,
mas vamos lá, para quem tiver interesse:

Sou uma pesquisadora na área de filosofia da ciência. Estudo como os
valores dos cientistas (seu ethos científico) é afetado pelo processo de
mercantilização da atividade científica.

Fui genérica mesmo de propósito, porque queria deixar as coisas um pouco
abertas nesse momento.  Acontece que estava escrevendo um artigo sobre
valores na ciência, especificamente, o comunalismo, que segundo Merton (um
sociólogo da ciência que estudo), é um valor que expressa a noção de que os
frutos da pesquisa científica devem ser públicos e circular livremente
entre os pesquisadores. Dessa perspectiva, fui tratando como essa noção,
bastante presente desde o século XVII, fui mudando significativamente e
hoje foi muito afetada pelo processo de mercantilização da ciência.
Procurei fazer uma defesa, de um ponto de vista ético, de que o movimento
pelo acesso aberto procurava resgatar esse valor na ciência, e que isso era
muito importante inclusive para a manutenção do caráter público de ciência,
da autonomia dos cientistas e seu papel crítico na sociedade.

No entanto, na revisão desse artigo, me pediram para incluir muito mais
sobre acesso aberto, de modo bastante concreto, digamos - para discutir
sobre sua viabilidade. Esse não era o meu enfoque inicial, mesmo porque eu
estudo como a mercantilização da ciência afeta os valores dos cientistas.
Fiz apenas uma defesa da noção de comunalismo que parece estar expressa na
defesa do acesso aberto.
Apesar de eu ter interesse na discussão sobre acesso aberto e ciência
aberta, essa não é especificamente meu tema de estudo. Por isso meu pedido
um tanto quanto genérico, preciso aprofundar o que eu sei para fazer uma
defesa mais consistente.

Como o comunalismo se concentra na ideia de circulação dos frutos
científicos, creio que tratar de como o acesso aberto promove uma maior
circulação destes parece ser o caminho. Parece me inevitável falar
historicamente de como as grandes editoras foram apropriando-se dos
artigos, tornando-os um produto valioso e também promovendo todo um sistema
de avaliação e rankeamento das revistas e pesquisadores, e de uma cultura
científica extremamente competitiva e mercantilizada que promove o
produtivismo exagerado. Tais elementos, em excesso, ao meu ver, acabam por
obstruir a circulação do conhecimento e o processo colaborativo típico do
funcionamento das comunidades científicas.

É isso pessoal, desculpem pelo email excessivamente longo.

Abraços e obrigada!
Daniela