[ciência aberta]Referências bibliográficas

Fabiano Caruso fabianocaruso em gmail.com
Sábado Junho 14 16:21:58 UTC 2014

Olá Daniela, como vai?

Também estou pesquisando sobre o tema, mas para uma dissertação de mestrado.

Mas minha preocupação em ciência aberta é a questão da identidade dos
pesquisadores e como tem utilizado plataformas da web aberta para
compartilhamento e colaboração em ciência.

A minha análise crítica é que os modelos de governança em ciência
estão muito orientados para definição de atores e políticas de
mediação top down, ao invés da criação de critérios que permitam mais
autonomia dos pesquisadores.

Neste link tem acesso a todas as minhas referências salvas no dropbox
da minha primeira fase da pesquisa que foi mais feita para o
reconhecimento do cenário da ciência aberta:

http://openscience.sitedrop.com/

Uma questão importante que você menciona sobre a mercantilização, é
que uma análise em relação ao "open" é pela falta de um mercado aberto
para a ciência. Pelo menos em relação a questão do acesso por exemplo,
em que a partir de critérios para avaliação dos pesquisadores, um
grupo pequeno de tipo de empresas é o único mercado que existe
relacionado a publicação em ciência.

Abraços,
Fabiano Caruso.