[ciência aberta] Encontro em 2014?

Quarta Março 26 05:02:21 UTC 2014

Ni!

Olá todos,

Antes de mais nada queria agradecer ao Cássio, que se manifestou na
lista, e à Daniela, Rafael, Henrique, Anne, Raniere e outros que me
escreveram pessoalmente apoiando a ideia.

Como houve um número razoável de manifestações de apoio e nenhuma
objeção, acho que podemos seguir com a proposta de realizar esses dias
de oficinas junto do seminário internacional no IBICT em agosto, no Rio
de Janeiro.

Penso que o tema dessas oficinas poderia ir na linha de "treinando para
ciência aberta". Que habilidades precisamos adquirir para praticar uma
ciência mais colaborativa?

Produzir cadernos de pesquisa digitais?
Trabalhar com wikis, blogs e outros sistemas de colaboração?
Utilizar bancos de dados e materiais de ciência aberta já disponíveis?
Registrar adequadamente nosso trabalho computacional?
Publicar bancos de dados de forma útil?
Entender melhor sobre licenças livres?
Buscar fundos para publicar em acesso aberto?
Articular melhor as razões para práticas abertas?

A ideia é fazer oficinas de fato, com tempo e espaço para todos
praticarem e serem orientados individualmente, e não apenas as
apresentações curtas que chamamos de oficinas ano passado.

Por fim, entre as oficinas e o seminário, poderíamos guardar um tempo
para refletir sobre como podemos organizar novas oportunidades desse
tipo de treinamento, e aproveitar para discutir nossos trabalhos de
pesquisa, se há possibilidade de colaborarmos, e que recursos estão à
nossa disposição para incentivar maior abertura.

Enfim, se alguém tiver outras ideias, vamos compartilhando.

Abs,