[ciência aberta]Encontro em 2014?

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Março 26 11:33:50 UTC 2014

> Como houve um número razoável de manifestações de apoio e nenhuma
> objeção, acho que podemos seguir com a proposta de realizar esses dias
> de oficinas junto do seminário internacional no IBICT em agosto, no Rio
> de Janeiro.

\o/

> Penso que o tema dessas oficinas poderia ir na linha de "treinando para
> ciência aberta". Que habilidades precisamos adquirir para praticar uma
> ciência mais colaborativa?
>
> Produzir cadernos de pesquisa digitais?
> Trabalhar com wikis, blogs e outros sistemas de colaboração?
> Utilizar bancos de dados e materiais de ciência aberta já disponíveis?
> Registrar adequadamente nosso trabalho computacional?
> Publicar bancos de dados de forma útil?
> Entender melhor sobre licenças livres?
> Buscar fundos para publicar em acesso aberto?
> Articular melhor as razões para práticas abertas?

Poderíamos ter as seguintes trilhas:

- Cadernos de pesquisas digitais abertos

  Voltado para pesquisadores das ciências biológicas e sociais, o objetivo seria
  mostrar ferramentas como wikis e blogs que podem ser utilizados como um
  caderno de pesquisa.

- Trabalhos computacionais abertos

  Voltado para pesquisadores das ciências exatas e engenharias, o objetivo seria
  mostrar ferramentas de controle de versão (e.g. Git) e "cadernos de pesquisa"
  com suporte a códigos como IPython Notebook e RMarkdown.

- Divulgando seu trabalho de forma aberta

  Como auto-arquivar sua pesquisa e utilizar repositórios para base de dados,
  códigos fontes, e pre-prints.

NOTA: Acredito que hoje qualquer pesquisador deve ser habilitado a escrever
pequenos programas, inclusive que isso seja coberto nas oficinas. A divisão
sugerida anteriormente deve-se apenas ao fato de acreditar que dependendo do
público seja razoável fazer essa separação.

> A ideia é fazer oficinas de fato, com tempo e espaço para todos
> praticarem e serem orientados individualmente, e não apenas as
> apresentações curtas que chamamos de oficinas ano passado.

Total apoio.

> Por fim, entre as oficinas e o seminário, poderíamos guardar um tempo
> para refletir sobre como podemos organizar novas oportunidades desse
> tipo de treinamento, e aproveitar para discutir nossos trabalhos de
> pesquisa, se há possibilidade de colaborarmos, e que recursos estão à
> nossa disposição para incentivar maior abertura.

Isso seria bastante interessante.

Raniere