[ciência aberta]Internacionalização das revistas científicas brasileiras (abertas?)

Sueli Mara Ferreira sueli.ferreira em gmail.com
Sábado Novembro 1 20:39:09 UTC 2014

Prezados

Não, infelizmente essas notícias caem como granadas de uma hora para a
outra.

O que eu sabia, e acho que já havia comentado aqui na lista, é que a CAPES
está trabalhando no desenvolvimento do repositório  da produção científica
nacional, o qual será feito a partir do SUCUPIRA que conterá os metadados
(dados referenciais descritivos da produção brasileira) introduzidos pelas
diversas insttuições do país e - o acesso ao texto completo pelo que tudo
indica será fornecido por meio de um acordo CAPES e editoras. Creio que é
como o acordo CAPES e Elsevier que já existe há dois anos que quando o
autor informa a Elsevier que aquele paper é resultante de trabalho
financiado com dinheiro público, ele fica de acesso aberto MAS DENTRO DO
SITE DA PRÓPRIA ELSEVIER.  Várias vezes quando, pessoalmente, perguntei
porque isso NAO FICA NOS REPOSITÒRIOS INSTITUCIONAIS das universidades, a
resposta era que as instituições brasileiras não tinham condições de manter
esses sistemas com qualidade, portanto, as editoras o fariam por elas.

AGORA, essa informação de que a CAPES está propondo que editoras comerciais
publiquem revistas brasileiras é outra novidade e me deixa tão
impressionada quanto a anterior que comentei acima.

Mas a primeira coisa que me vem a mente é: estamos vivendo uma situação já
bastante complexa que é o acordo que a FAPESP/SCIELO fez com a Thompson - e
que nenhuma instituição tem conhecimento do que seja - mas que já está
exigindo que as revistas passem a adotar o software ScholarOne da própria
Thompson - e já disseram que não aceitam outro. Inclusive agora em novembro
a ABEC está toda organizada para apresentar os novos critérios SCIELO aos
editores.

Será que então teremos dois modelos - um da FAPESP e outro da CAPES? Fora
os inúmeros portais institucionais de revistas mantidos pelas universidades?

Será que uma revista deverá escolher estar em um ou outro Portal? Ou elas
poderão estar em todos? Pelo que me consta a SCIELO nao aceita outro padrão
de XML que não seja o da Thompson. Ou as editorasvão produzir arquivos XML
compatíveis com a Thompson?

O QUALIS da CAPES-  que valoriza sobremaneira as revistas que estão na
SCIELO - deixará de apoiar essas revistas e passará a apoiar e qualificar
as oque estiverem no modelo CAPES?

Que tipo de contrato de acesso aberto será negociado entre as revistas
brasileiras e esses editores conforme proposta pela CAPES? O foco será,
como é a SCIELO, exclusivamente o acesso gratuito aos artigos ou também
serão discutidos os direitos dos autores?

Qual o papel das instituições universitárias nisso tudo?  Essas discussões
são feitas exclusiva e individualmente com os editores das revistas ou
também estão sendo discutidas com as Comissóes gestoras das respectivas
instituições de ensino e pesquisa do país para acatar a visão e posição de
todos?  O que quero claramente dizer é:  as revistas são propriedades de
quem, dos editores, das instituições onde estão sendo poduzidas, da SciELO,
da FAPESP, da CAPES???

ENfim, creio que existem ainda muitas coisas a serem discutidas e
entendidas com todo esse movimento. Cada dia fico mais impressionada com o
aparecimento de mais e mais iniciativas sem a mínima preocupação com a
convergencia das que já existem, sem a preocupação com os investimentos já
feitos, sem conhecimento do que o resto do mundo está fazendo. Tenho a
sensação que o futuro da ciência brasileira está nas mãos de tres ou quatro
pessoas, e que a própria comunidade não está feliz em não ter que se
preocupar com isso.

Sueli Mara Ferreira

Em 1 de novembro de 2014 18:03, Everton Zanella Alvarenga <tom em okfn.org.br>
escreveu:

> "O governo federal pretende lançar ainda neste ano edital para contratar
> editoras internacionais especializadas na área acadêmica para *publicar
> em acesso aberto pela internet cerca de cem revistas científicas
> brasileiras*.
>
> "A iniciativa foi anunciada na quarta-feira (29) em Brasília por Jorge
> Guimarães, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
> de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação, em reunião com cerca
> de *60 editores-chefes de revistas acadêmicas do país.*

> [...]

Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Professora Titular FFCLRP/USP
Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Educação, Informação e Comunicação
Av. Bandeirantes, 3900 - 14040-901  -  Ribeirão Preto, SP, Brasil
fone: +55-16-36020364/ 36020425 /36023796  / 36020427 / 39919078
Home:
http://www.ffclrp.usp.br/departamentos/educacaoinformacaoecomunicacao/index.php
Email: dedic em ffclrp.usp.br
Email: sueli.ferreira em gmail.com  e   smferrei em usp.br  <smferrei em usp.br>
Endereço para acessar o CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7369575632657650